Série As Cinco Solas - Sola Scriptura: Somente as Escrituras



As Escrituras são inspiradas por Deus, isto é, sopradas por ele. Embora esse fato não anule o envolvimento ativo dos autores humanos, a verdade é que Deus é plenamente responsável por sua palavra.

As Escrituras são verdadeiras, confiáveis, dotadas de autoridade, permanentes e poderosas porque vêm do próprio Deus. Sua mensagem é coerente e consistente em seu testemunho acerca de Jesus Cristo. Ela tem, portanto, o poder de promover a salvação e despertar a fé.

As Escrituras não devem ser distorcidas, como faziam os falsos mestres da época do Novo Testamento. O apóstolo Paulo adverte contra pessoas que ensinavam “coisas contrárias à verdade”, desperdiçando “tempo com discussões intermináveis sobre mitos e genealogias, que só levam a especulações sem sentido em vez de promover o propósito de Deus, que é realizado pela fé” (1Tm 1.4-5, NVT).

Em vez disso, as Escrituras devem ser ensinadas adequadamente, pois contêm “verdades confirmadas por muitas testemunhas confiáveis” (2Tm 2.2, NVT).

Como consequência dessa inspiração, as Escrituras são úteis “para nos ensinar o que é verdadeiro e para nos fazer perceber o que não está em ordem” conosco (2Tm 3.16, NVT). Logo, tanto o Antigo como o Novo Testamento são nosso guia e mestre na vida.





________________________________________________________________________
Adaptado de Bíblia de Estudo NVT (Mundo Cristão, 2018).