Resenha - Sábia e Conselheira - Martha Peace



O livro Sábia e Conselheira da autora Martha Peace oferece um rico material sobre aconselhamento bíblico para mulheres. Com base na passagem bíblica de Tito 2, que revela a importância de uma mulher madura instruir uma jovem, Martha busca incentivar o ministério de aconselhamento entre as mulheres, como forma de santificação e crescimento espiritual. Além dos exemplos bíblicos, Martha oferece, ao final de cada capítulo, que é divido em quatro partes – Quando, Como, O que e Por que. Há também um prático guia de estudos para ajudar na memorização e aplicação do que fora estudado.


Parte 01 – Quando eu discípulo uma mulher mais jovem?

Independente de sua idade ou estado civil, deveria aspirar em você o anseio por ser uma  mulher sábia e conselheira, como a mulher descrita em Tito 2 – Riquíssimas são as orientações para nós mulheres. Esse processo leva tempo, trabalho e oração. Precisamos frequentemente buscar em Deus auxílio.

Semelhantemente, ensine as mulheres mais velhas a serem reverentes na sua maneira de viver, a não serem caluniadoras nem escravizadas a muito vinho, mas a serem capazes de ensinar o que é bom. Assim, poderão orientar as mulheres mais jovens a amarem seus maridos e seus filhos, a serem prudentes e puras, a estarem ocupadas em casa, e a serem bondosas e sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja difamada. Tito 2.3-5

É comum  que o seu desejo de servir ao Senhor seja grande, mas que seu caráter cristão seja lamentavelmente falho. Precisamos ter plena consciência das nossas limitações. Há três áreas em nossa vida que precisam ser entregues ao Senhor:

Doutrina – É o que a Bíblia ensina sobre determinado assunto. Doutrina da Salvação (Ser salvo pela obra redentora de Cristo na cruz) e Doutrina da Trindade (Um só Deus em três pessoas – o Pai, o Filho e o Espírito Santo).

Caráter – Tiago 4. Deus dá graça aos humildes. A Bíblia diz que desejamos influenciar  aqueles que seguem falsas doutrinas devemos ser brandos com todos.

Ministério – Independente de função devo servir ao Senhor com alegria e frutificar em toda boa obra – Colossenses 1.10.
Buscar um caráter piedoso ou servir a Deus em algum ministério para com a sua família, igreja, trabalho e amigos Deus quer que as mulheres mais velhas instruam as mais novas.


Parte 02 – Como age a mulher sábia e conselheira?

É bom que a mulher mais velha tenha conhecimento doutrinário sólido. Paulo escreveu a Timóteo (1 Tm 2.9-10) ele não quer que as mulheres cristãs se parecessem com as mulheres mundanas. Se a mulher vai se destacar que seja por causa das suas boas obras, feitas com descrição. Sua verdadeira beleza deve vir de dentro – “espírito manso e tranquilo”. Mansidão é a gentileza. Sua atitude diante de um futuro mostra sua reverência e confiança em Deus. Uma mulher piedosa deve ser grata pelo apelo do seu marido. Deus lança em seu interior o fundamento do caráter piedoso que ela necessita. Estudar a Palavra de Deus diligentemente é um mandamento, aprender e praticar a Palavra de Deus torna-vos sábios – Salmos 119.98.

A mulher de Tito 2 admite quando está errada, porque é uma mulher humilde. Ela prontamente pede perdão. Ela faz muito mais do que apenas viver uma vida de devoção. Ela demonstra sua fé através de seu viver, mas fala desta fé aos outros em amor, ao ser uma mestra do bem. Ela incentiva a mulher mais jovem a tomar decisão sensata. Isso incita admoestar a fazer o que é certo – Gálatas 6.1. O único objetivo é restaurar o relacionamento dela com Deus e com os outros. Pense no que vai dizer, antes de começar a falar – Provérbios 16.23. Tenha sabedoria ao aconselhar alguém, dê-lhe tempo para assimilar o que está aprendendo. Repreender de modo amoroso e bíblico não é divertido, nem agradável pode ser constrangedor. Exemplo de instrução:

  1. Use as Escrituras para ensinar.
  2. Repreenda de modo gentil, porém claro.
  3. Explique como ela pode corrigir seu erro.
  4. Educar na justiça, leva tempo e exige prática.



Parte 03 - O que ela ensina?

AMAR SEU MARIDO – esta palavra grega é composta de duas raízes – philos e aner, que significa “amado”, ou seja, amar o marido, considera-lo querido.
Amor plhilos – é o amor amigo.
Amor Agapao – amor sacrificial, é aquele em que negamos a nós naquilo que desejamos.
Amor “uma só carne” – união físico é dado por Deus. É um laço emocional que cresce através da relação de um ao outro. Seu amor vai crescendo e amadurecendo a medida que eles contam um ao outro como se sentem e o que pensam.

AMAR SEUS FILHOS – A mãe considere seu filho como amado e querido.
Demonstrar amor é tão importante que o primeiro mandamento é amar a Deus de todo o seu coração, alma, mente e com toda a sua força. O segundo é semelhante, amar aos outros. É ordenado nas Escrituras, que sigamos o amor [1 Co 14.1]  que venhamos a nos revestir de compaixão e amor [ Cl 3.12-14].
Deus transforma seu caráter e ela será capaz de amar seus filhos de coração, da maneira que Deus deseja. O coração da mãe deve estar repleto de compaixão e muita delicadeza, mesmo que ela tenha que negar o pedido do filho. Toda criança cresce num lar cristão deve lembrar-se da mãe como pessoa “plena misericórdia”.
A estultícia está ligada ao coração da criança, mas a vara da disciplina a afastará dela – Proverbios 22.15
É muito útil dizer a mãe que aplique a disciplina na primeira vez que a criança desobedecer, ela deve educar seus filhos para que aprendam a obedecer na primeira vez que disser “pare”, ou seja, ela deve dar a ordem do filho uma única vez. Não se pode demorar para corrigir a criança.

SER SENSATA E HONESTA – Ser sensata significa prudente, controlada. A partir daí três aplicações:
Ter prioridade bíblica e fazer escolhas sensatas – O primeiro ministério é cuidar do lar;
Permanecer no orçamento – Exercer autocontrole quando o dinheiro é curto. Para isso é necessário ter uma boa mente encarar a realidade com a esperança em Deus.
Ser honesta – Significa se santa, livre do pecado. Tudo começa com o pensamento.
Pensamentos puros – De acordo com a Bíblia o coração do homem corresponde a quem ele é em seu interior. É o que ele pensa que o motiva. Somos responsáveis perante Deus pelo que pensamos e fazemos.
Não alimentar desejos carnais – O arrependimento dos pensamentos e atos impuros traz honra a Deus. Não devemos perder a pureza.

SER BOA DONA DE CASA E SER BONDOSA – Apesar do termo “dona de casa” não ser popular, o que Deus designou que as mulheres cuidem bem de seu lar, família. A responsabilidade de manter o lar ordenado e organizado.

Deus designou a família para ser uma esfera de responsabilidade.

SER SUBMISSA AO MARIDO – A submissão da mulher a autoridade de seu marido é o objetivo de Deus para a mulher cristã [Efésios 5.22]. Deus ordenou soberanamente a autoridade no lar para haver harmonia, glorificando a Deus.
No processo de aconselhamento bíblico, ouvir o suficiente para dar conselhos biblicamente corretos e considerar três coisas:

  1. Não aconselhe a mulher mais jovem a pagar mal com o mal [Romanos 12.21]
  2. Aconselhe a mulher a repreender biblicamente com amor e gentileza. Sua motivação deve ser a de leva-la a restaurar o seu relacionamento com Deus.
  3. Ensine a “não” responder ao insensato segundo a sua estultícia [Provérbios 26.4-5]



Parte 04 – Porque ela deve dedicar-se ao ensino?

[...] Para que a Palavra de Deus não seja difamada – Tito 2.5

Quando a mulher cristã é testemunha do Evangelho, ela traz honra e não desonra à Palavra de Deus – sendo submissa, amando seus filhos, sendo sensata, bondosa, sendo um bom exemplo bem como honrando o seu ministério que começa dentro do seu lar. O padrão que decide as ações da mulher piedosa não são seus sentimentos, e sim a Palavra de Deus. Deus concederá graça e poder à mulher para que ela possa vencer seus sentimentos e obedecê-Lo.

Conhecer a Palavra de Deus, tem valor para a Eternidade. 
— Martha Peace    



_____________________________________________________________________________

Martha Peace é formada em enfermagem pelo Grady Memorial Hospital School of Nursing e Georgia State University. Desenvolve seu ministério na área de aconselhamento bíblico, tendo recebido treinamento pela National Association of Nouthetic Counselors. É casada há 41 anos com Sanford Peace; ambos são membros da Faith Bible Church em Peachtree City, Georgia, onde Martha ministra estudos bíblicos para senhoras. Martha é autora de diversos livros.