Série de Estudos - 1/12 Mulheres Notáveis - Eva





E deu o homem o nome de Eva a sua mulher, por ser a mãe de todos os seres humanos. Gn 3.20

Uma das características singulares da Bíblia é o  modo que ela exalta as mulheres, nesse mês de julho estaremos conhecendo as 12 Mulheres notáveis, livro do autor John MacArthur.
A Escritura, muitas vezes não poupa esforços para homenageá-las, enobrecer o seu papel na sociedade e na família, reconhecer a importância de sua influência e exaltar nas virtudes das mulheres que eram exemplos de piedade.

Hoje é dia de estudarmos sobre a primeira mulher, a Eva.

Eva, significa “doadora da vida” ou “mãe de todos os que têm vida”

Seu caráter: Ela veio ao mundo perfeitamente em paz com Deus e com seu marido, o único outro ser humano do planeta. Eva vivia no paraíso e desfrutava de todos os prazeres inimagináveis. Jamais conheceu vergonha, mal-entendidos, mágoa, separação, inveja, amargura, sofrimento ou culpa até dar ouvidos ao inimigo e começar a duvidar de Deus.

Seu sofrimento : O fato de ter sido banida com o marido do paraíso e da presença de Deus e de que o primeiro filho foi um assassino e o segundo, vítima dele.

Sua alegria : Provar o paraíso e receber a promessa de Deus de que seu descendente destruiria, no futuro, o inimigo.


A maioria de nós enxerga facilmente aspectos do nosso caráter em suas personalidades, suas falas, suas lutas, seus constantes erros e seu desejo de ser tudo o que Cristo queria que fossem

1 Co 10.13 “Somos lembrados que no meio das provações, Deus permanece fiel”.

O que tornou essas mulheres notáveis foi o encontro memorável, transformador de vida com o Deus do Universo. A obra graciosa de Deus na vida de cada uma dessas mulheres as tornaram verdadeiramente extraordinárias. Cada uma delas testifica de Cristo. Uma das características singulares da Bíblia é o modo que ela exalta as mulheres. As mulheres desempenham papéis importantes em muitas das principais narrativas bíblicas. E é claro que a Bíblia reconhece as distinções de papéis divinamente ordenado entre homem e mulher. A Bíblia reconhece e celebra o valor inestimável de uma mulher virtuosa.

Pv 12.4 A boa esposa é o orgulho do marido, mas a esposa que traz vergonha ao marido é como câncer nos ossos dele.

Pv 31.10 Como é difícil encontrar uma boa esposa! Ela vale mais do que pedras preciosas!

1 Co 11.7 O homem não precisa cobrir a cabeça, pois ele reflete a imagem e a glória de Deus. Mas a mulher reflete a glória do homem

Você como mulher reconhece o propósito, o chamado de Deus em sua vida?

Quando Deus trouxe à existência uma mulher da costela do homem foi o plano do Criador inconfundível. A primeira mulher encontra-se em:

Gn 3.20 “O homem pôs na sua mulher o nome de Eva por ser ela a mãe de todos os seres humanos”.

Eva - mãe de todos os seres humanos. A primeira fêmea da raça de Adão, foi o último ser vivo chamado a existência. Eva deve ter sido uma criatura de beleza inigualável, ela não foi feita do pó da terra como Adão, mas construída cuidadosamente de carne e ossos vivos. Ela foi um dom especial para Adão. A Escritura não dá uma descrição física de Eva. O foco do relato bíblico está sobre o dever de Eva para com o Criador e seu papel junto ao seu marido.
Quando Deus a fez enquanto Adão dormia, sem pedido ou sugestões da parte dele. No entanto, ela supria perfeitamente cada necessidade que Adão tinha, satisfazia qualquer anseio que ele pudesse sentir, deleitava cada um dos seus sentidos. Ela supria a sua necessidade de companheirismo. Era fonte de alegria e felicidade para ele, e tornava possível a procriação da raça humana.
Na alegria inocente do Éden, Eva não sabia da existência de qualquer perigo. Eva não estava fazendo algo errado, mas ao olhar para o fruto, ela estava curiosa a respeito; Satanás aproveitou a oportunidade para seduzi-la e, assim tentar Adão. Eva foi enganada, mas Adão escolheu comer do fruto que Eva lhe ofereceu, tendo pleno conhecimento de que estava agindo de maneira rebelde contra Deus. É a mesma falsidade que alimenta o orgulho carnal da nossa raça e corrompe cada coração humano “A de que o ser humano será como Deus” (v.5).
O pecado de Eva foi muito grave, e seus atos demonstram que a parceria dela com Adão na desobediência dele foi total e involuntária.
Há uma razão ainda mais importante pela qual o pecado de Adão e não o de Eva levou a queda de toda humanidade. Devido a posição singular de Adão como o cabeça da família original.
O pecado de Eva a sujeitou ao desprazer de Deus.

Tg 1.14 Mas as pessoas são tentadas quando são atraídas e enganadas pelos seus próprios maus desejos.

O paraíso foi totalmente corrompido pelo pecado, e a severidade da maldição certamente partiu o coração de Eva. Mas o juízo de Deus contra ela não foi totalmente severo e sem esperança. Houve grande dose de graça, mesmo na maldição.
Para Eva acabará se provando um legado ainda mais permanente do que o do seu pecado. Afinal de contas, o céu estará repleto de seus descendentes redimidos, que estão ocupados eternamente com a celebração da obra de sua descendência.

No livro "Elas" da autoria de Ann Spangler e Jean Syswerda, lemos o seguinte: "A graça e a misericórdia de Deus ficam plenamente evidentes, mesmo quando Ele pronuncia um juízo. O Senhor prometeu que a raça humana continuaria, embora anunciando que a morte seria , a partir de então, inevitável.
Ao longo de todas as Escrituras, a graça de Deus se evidencia em todo o esplendor nos juízos que Ele profere. Quando o mundo estava tão cheio de pecado que Deus precisou destruí-lo, a graça divina salvou Noé e sua família. Embora o juízo tenha caído sobre Davi por causa do seu pecado com Bate-Seba, a graça de Deus deu-lhes Salomão como filho e sucessor. Quando os israelitas tornaram-se tão rebeldes que não restou outra possibilidade senão o cativeiro, a graça de Deus trouxe a promessa da restauração.
Quando você estiver numa fase difícil, prostrada diante de um juízo de Deus, nunca se esqueça de que Sua graça ainda permanece. Isso é maravilhoso!"


Ao final desse pequeno estudo, podemos colocar uma direção para nossas orações, sobre o que aprendemos:

• Orar por uma maior compreensão do plano original de Deus para o mundo e para minha vida.
• Orar para que eu seja capaz de manter em mente apenas as promessas de Deus para mim.
• Orar agradecendo pela morada celestial que Deus está preparando para todos os que pertencem a Ele.
• Orar confessando todo pecado e entregando toda minha vida a Deus, confiando que Ele irá cumprir o Seu propósito para minha vida.




___________________________________________________
Livro: Doze Mulheres Notáveis - John MacArthur, 2a Edição.

(*) O pastor John MacArthur é um dos líderes evangélicos mais preeminentes de nossos dias. Seus livros, pregações e ministério têm atingido milhões de pessoas em todo o mundo. MacArthur é presidente do ministério Grace to You e exerce seu ministério pastoral na Grace Community Church, na Califórnia.

(**) http://solascriptura-tt.org/

A versão usada para as referências acima, é NTLH - Nova Tradução na Linguagem de Hoje.