Série para Mulheres [1/3] Bela aos Olhos de Deus




Os Tesouros da Mulher de Provérbios 31


Começaremos a nova série de estudos, baseado nos versículos de Provérbios 31


01.Tesouro Raro – Seu caráter [Provérbios 31.10] “Mulher Virtuosa quem a achará” o texto foi proferido por uma mulher. Não são palavras ou instruções vindas de um homem expressando uma utopia. Por certo (Rei Lemuel) repete a opnião de uma mulher sobre como uma mulher deve ser! Embora comece com uma pergunta, ela espera (a mãe do Rei Lemuel) que seu filho encontre uma esposa com caráter.
O significado da palavra virtuosa pode ser comparado aos dois lados de uma moeda. De um lado o poder da mente (princípios morais e atitudes) e do outro o poder do corpo (vigor e eficiência). Essas qualidades intrínsecas capacitam a bela mulher de Deus a administrar sua vida, seu tempo, seu dinheiro, sua boca, seu lar, seus relacionamento e seu “eu”. Bem como a mulher virtuosa e diligente necessita de força física e habilidades para executar o trabalho de sua vida, o trabalho de amor.

E como ser bela?

1.Cultive o desejo de ser bela [Salmo 90.10]

2.Dê tempo ao tempo – Coisas grandiosas não acontecem da noite para o dia. Coisas grandiosas não acontecem por acaso.
2.1 Tempo lendo a Palavra de Deus
2.2 Tempo memorizando a Palavra de Deus.
2.3 Tempo com outras mulheres.
2.4 Tempo lendo biografias de mulheres consagradas a Deus.
2.5 Tempo durante a vida inteira – Deus nós dá dia após dia, uma vida inteira para alcança-LO.

“Agir de forma certa e evitar o que é inútil”!

“A mulher de Provérbios 31 ensina a respeito da beleza que Deus requer de nós”.

“Que o desejo de Deus para a sua vida coincida com o que você tem em relação de si mesma”.



02.Uma joia cintilante – Seu valor [v.10] “O seu valor muito excede a de finas joias”, a respeito da genuína beleza feminina. A lição ensinada por aquela mãe enfatiza que a verdadeira mulher piedosa é um tesouro extraordinário e excepcional. Nas traduções acerca de Provérbios  31.10:

- Seu valor excede a dos rubis – O rubi é uma pedra preciosa extraordinária de cor vermelha muito viva, chegam a ultrapassar o valor dos diamantes de peso idêntico.

- Seu valor excede o das pérolas – Em 35 mil ostras, apenas 20 pérolas são encontradas, dessas 20 só 3 tem qualidade de uma pedra preciosa.

- Seu valor excede a dos corais – Os corais são delicadas “flores animais” e pouquíssimos tem a qualidade suficiente para serem polidos e considerados pedras preciosas.

Rubis, Pérolas, Corais. Essas joias cintilantes são raras e valiosas. Difíceis de encontrar e de colher. O valor das pedras preciosas aumenta com o passar do tempo, nós belas mulheres  de Deus – Suas joias – também devemos ser desse modo.

Como ser bela?  

Eu devo levar beleza à vida de meu marido e de meus filhos à medida que lutamos juntos para sobreviver. Devo iluminar o lar com minha luz, mesmo diante de tempos difíceis. Para ajudar a intensificar nosso brilho e iluminar tanto a nossa vida como a de todos.

  1. Aperfeiçoar nossas habilidades: Quer solteiras ou casadas nós somos mulheres de Deus, necessitamos nos aperfeiçoar o cuidado do lar, administrar o dinheiro, administrar o tempo.
  2. Desenvolver estabilidade emocional – A dona de casa é quem determina o clima emocional de todos os que moram sob seu teto. 
2.1 Ser tolerante – a estabilidade emocional dá a pessoa  habilidade de continuar mesmo quando a jornada é difícil. Ser resignada, perseverar e recorrer a Deus; Ele é seu Auxiliador.
2.2 Domine seu temperamento:
Animo sereno [Provérbios 14.30]
Sabe esperar [Provérbios 19.2]
Não discute [Provérbios 19.11]
Ter domínio próprio [Provérbios 25.28]
2.3 Domine sua língua:
Benção e maldição procedem da mesma boca [Tiago 3.10]. Precisamos especificamente:
Falar menos [Provérbios 10.19]
Falar depois de meditarmos sobre o que vamos dizer [Provérbios 15.28]
Falar o que é doce e agradável [Provérbios 16.21,24]
Falar o que é bom e sábio [Provérbios 31.26]

Devemos pagar um preço se quisermos ser uma joia “sem preço” , se quisermos ser mulheres cujo valor “excede ao de finas joias”. Essa rara beleza de caráter é tão difícil de ser adquirida quanto a beleza das joias que tanto apreciamos. Como é difícil começar a trabalhar em uma pedra preciosa. As gêmeas duras e em estado bruto precisam ser lapidadas. Todos os defeitos, tudo o que é desagradável ao olhar precisa ser retirado. Depois de lapidadas, essas pedras são polidas para ter mais brilho para que suas ocres cintilem e para ter um fulgor reluzente como a de um arco-íris. Nosso brilho surge pelo mesmo processo, e quer sejamos casadas, solteiras, adquirimos maior estabilidade emocional e aperfeiçoamos nossas habilidades com esses dois importantes elementos em nosso interior, nós brilharemos intensamente. Que Deus aperfeiçoe o processo de beleza em sua vida.



03.Uma rocha sólida – Sua lealdade (V.11) “O coração do seu marido confia nela” – Quando um homem se casa com uma mulher forte do ponto de vista mental, emocional, físico e espiritual, ele é capaz de construir sua vida, seu trabalho e seu lar na certeza de que o firme caráter de sua esposa será a pedra fundamental para suas realizações. Deus refere-se às mulheres como “pedras angulares” [Salmo 144.12]. Essa pedra foi cuidadosamente selecionada porque Herodes desejava um alicerce muito firme para a maravilha que ele estava construindo (Templo para adorar a Deus). E esta pedra passou a ser sólida, porque nunca se moveu mesmo após 2000 anos de batalhas, terremotos, de fenômenos atmosféricos e da erosão causada pelo tempo.
O seu casamento pode ser fortalecido se você tornar-se pela misericórdia dELe uma mulher virtuosa de grande força, que permanece firme como uma rocha.

A linguagem da lealdade:

1.   Tranquilidade: reflita sobre “o coração do seu marido”. A palavra hebraica que designa coração refere-se à mente em que a dúvida, a ansiedade e o desassossego se instalam. O seu (o meu) chamado como mulher de Deus a exorta a ter uma vida sólida para que o seu marido nunca tenha preocupações nem ponha em dúvida seu caráter ou sua capacidade de administrar o lar, as finanças e o tempo. 

2.   Encorajamento: A palavra hebraica que designa confiança como “ter bom ânimo, sentir-se confiante”. 
     A lealdade dela é um ministério diário de encorajamento para ele, que é fortalecido para realizar suas tarefas

3.   Confiança em Deus: Embora a riqueza de um homem seja resultado de sua confiança em Deus. A sua riqueza é resultado do valor de sua esposa – em quem ele confia inteiramente. Imagine ser chamada para trabalhar com Deus para confortar, apoiar nosso companheiro. Que privilégio!
Você pode tomar atitudes específicas e concretas diariamente pelo resto da vida, para assentar um firme alicerce de lealdade e conquistar a confiança de todos os que a rodeiam.


Como ser bela?

Leve a sério a confiança – (Tudo o que Deus diz) Peça a Ele que transforme o seu caráter.

Mantenha a sua palavra – Cumpra o que você diz, esteja no lugar que prometeu estar, compareça aos compromissos assumidos. 

Obedeça as instruções – O grau de obediência serve para medir nossa fidelidade e lealdade. Para ser uma mulher confiável é necessário que você cumpra as ordens que recebe. Não tente adivinhar os motivos que estão por trás das instruções. E não altere as instruções. Faça perguntas se necessário, mas obedeça! Sua obediência é a prova do caráter que Deus plantou em seu coração.

Se tiver dúvida, pergunte! – Peça orientação.

Informe sempre onde você está – Seu marido precisa saber onde você está. Quando o mantém informado, está demonstrando claramente sua disposição de prestar contas a ele e isso aumenta a confiança de ambos.
Por fim, a vida é dura e repleta de percalços e seu marido tem uma grande responsabilidade. Ele necessita de uma rocha sólida em que sua alma possa repousar e você tem o privilégio de ser essa rocha! Faça da virtude da lealdade um objetivo de vida!



04.Um troféu valioso – Sua contribuição (V.11) – Como parte das excelentes virtudes, o cuidado que a bela mulher de Deus dedica às finanças da casa torna-a preciosa para o seu marido e a sua família. Guerreira eternamente leal, dedica sua vida e suas forças ao bem-estar do marido e do lar. Os 22 versículos que retratam o envolvimento diário dela em administrar, ganhar e multiplicar o dinheiro. Por que o controle do dinheiro é tão importante aos olhos de Deus? Entenda...

Deus é glorificado – Quando seguimos o plano.

Seu marido é abençoado – É a mulher quem dirige o lar, administra o dinheiro e isso dá ao esposo tranquilidade e tempo para ele dedicar-se as outras coisas.

Seus filhos são beneficiados – A medida que seus filhos observam a mãe administrando o dinheiro eles aprendem lições valiosas de como administrar, ganhar, economizar e gastar. É você quem os treinará para a vida por meio do exemplo que você dá.

Seu lar é edificado [Provérbios 14.1] O que caracteriza a casa sabiamente edificada? [Provérbios  24.4] “Pelo conhecimento se encherão as câmaras de toda sorte de bens preciosos e deleitáveis”. Como você edifica? Supervisionando as finanças com perspicácia.

Seu caráter floresce – Deus nos exorta a cultivar outra virtude – a do autocontrole – Qualquer decisão de não gastar dinheiro, significa dinheiro poupado. Economia cresce, despesas diminuem e a conta “reserva” aumenta.
Se torne uma bela administradora de finanças. Você está prestando uma importante contribuição ao seu lar!



05.Uma fonte de bondade – Sua missão (V.12) – Nesses tempos de egoísmo, egocentrismo, autoconfiança, autoestima, autoafirmação. Como é bom encontrar uma fonte altruísta de bondade. O objetivo da bela mulher de Deus é fazer o bem a seu marido com grandes doses de generosidade. Ela vive para amá-lo, e lhe faz o bem em toda e qualquer oportunidade. E de onde procede toda essa bondade?
Como ela consegue fazer o bem a seu marido a vida inteira? Sua bondade faz parte do caráter que Deus lhe concedeu.
A gratidão que leva a olhar pra Deus e não para o nosso marido u para as circunstâncias, é a arma para guerrear contra qualquer amargura que brote em nós. Não é possível ser grata e amarga ao tempo! Quando permanecemos perto de Deus, lendo Sua Palavra, orando, caminhando em Sua graça, nosso coração se enche de alegria e se transforma em fonte de bondade. A oração mostra a vital ligação que há entre viver perto de Deus e ser uma fonte perene de bondade para o nosso precioso marido – “Seja uma fonte inesgotável de bondade”!

ABC de bondade:
Acate a liderança de seu marido.
Brinde seu marido com a alegria de um lar feliz.
Contribua sempre para o bem espiritual.
Discipline, eduque e instrua seus filhos.
Exalte o nome do seu marido.
Faça elogios constantes a seu marido.
Grave no coração o desejo de crescer espiritualmente.
Habitue-se a um comportamento estável, sereno.
Inclua a oração como parte de seu ministério a seu marido.
Jamais cobice o que os outros possuem, contente-se.
Lembre-se em agradá-lo sexualmente.
Mantenha o controle das despesas.
Nunca esqueça, de incentivar os sonhos do seu marido.
Organize suas ideias e coloque-se em prática sobre este ABC.

Seu marido faz parte do plano soberano de Deus para transformá-la em uma mulher mais bela ainda. Essa transformação pode exigir um pouco mais de maleabilidade, um pouco mais de esforço, que significará um pouco mais de dependência da maravilhosa misericórdia de Deus. Bênçãos indescritíveis a espera se você seguir o plano de Deus para atingir o grau máximo de beleza, e esse plano inclui fazer o bem para o seu marido. Seu marido é aquele a quem Deus deseja que você dedique todos os dias da sua vida fazendo o bem. Busque auxílio que vem do Senhor, a força do Senhor [Salmos 62.7] e a mente do Senhor [1 Coríntios 2.16] e Ele a sustentará. Aquele que sempre é fiel fará sua fonte de bondade transbordar.



06.Um fonte de Alegria – Seu coração (V.13) – [Provérbios 9.1] A sabedoria construiu sua casa. Você e eu devemos ser a fonte de alegria em nosso lar, o ponto de convergência de tudo o que é belo e o centro de tudo o que acontece ali. Que sejamos esforçadas, fervorosas e diligentes que trabalhando com entusiasmo disposição, façamos e continuemos a fazer da nossa casa um lar. O ingrediente para o nosso sucesso em qualquer empreendimento é trabalhar bastante, e isso se aplica especialmente quando se trata de administrar uma casa. Sem reclamar da vida, ele dá um bom exemplo e sente satisfação no trabalho que faz com as mãos. Com zelo, entusiasmo e disposição, ela põe o coração no trabalho. Ela se empenha e não se limita a simplesmente fazer o que é necessário. O coração dessa bela mulher é uma fonte de alegria. Seu coração dedicado transforma sua maneira de encarar as tarefas domésticas, até mesmo as enfadonhas.

Ore diariamente – A oração tem o poder de modificar tudo, porque Deus ouve e responde.

Recite passagens bíblicas – Liste versículos que lhe sirvam de estimulo.

Trabalhe como se para o Senhor e não para o homem – Deus é o objetivo do que faço, é para quem eu faço e é o porque do meu trabalho.

Faça com determinação – A cada tarefa opte consciente por fazer com energia (ânimo), com criatividade (sentir prazer em servir) e com alegria (olhar para o trabalho com expectativa e não apreensão).

Olhe para os benefícios.

Faça uma pausa e descanse, renove suas forças.

Cuidado com o que você come – O que você ingere trás energia ou sono. Proporcione ao seu corpo o que ele necessita.

Valorize cada dia – Um dia, uma tarefa por vez.



_____________________________________________________________________[Continua]

Elizabeth George, Bela aos olhos de Deus - Edição 2015. Editora Hagnos