Resenha: Respostas de Deus para Problemas Complicados - Sheila Walsh.





Nem todo mundo entende a gloriosa simplicidade de nossa vida. Nada na vida é mais importante que amar a Deus e deixar Seu amor fluir através de nós para os outros. Você já parou para pensar no quanto Deus nos ama? Creio que se captássemos um fragmento que fosse de verdade desse amor santificado, mal conseguiríamos permanecer na presença de Deus. Tudo o que realmente importa é amar a Deus com tudo o que você tem e é, amar aos outros como a si mesmo. 



O homem respondeu: "'Ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de toda a sua força e de toda a sua mente' e 'Ame o seu próximo como a si mesmo" - Lucas 10.27.



Você tem um relacionamento com Deus?



Em seus pensamentos as seguintes frases:

Ah sim, vou a igreja todos os domingos. 
Já li a Bíblia inteira três vezes. 
Li livros de autores excelentes, que me auxiliaram quanto a fé. 
Eu pago o dízimo
Não bebo
Não fumo


Pois bem, nenhuma dessas respostas reflete o que Jesus definiu como uma vida de relacionamento com Deus. Isso sim, é tudo o que importa. Tornamos a ideia de estar num relacionamento com Deus uma tarefa muito complicada em nossa cultura religiosa (diversificada), Jesus a fez simples. Jesus quer nos ensinar a viver. Se você quer ser liberta de exigências e de esperar coisas da vida que não nos prometeram na Palavra de Deus, temos que compreender o que significa amá-Lo e amar aos demais, de todo coração.


Qual maior pecado? (Quantas respostas não é mesmo, mas nenhuma delas é a legítima). O maior pecado é não amar a Deus!


Encontros com Cristo exigem uma resposta. Não se pode limitar Deus num livro, numa conferência e nem em promessas feitas por outros. 



Como podemos amar a Deus de todo coração, nossa alma, nosso entendimento e nossas forças, se não O conhecemos?



Deus revelou muito sobre quem Ele é, e se investirmos energia e meditar a respeito disso diariamente, seremos transformados. 



C.S. Lewis “Seu verdadeiro e novo eu não surgirá enquanto você o estiver procurando. Só surgirá quando o objeto de sua procura for Ele”.
|
Cristianismo Puro e Simples.



Se soubéssemos quem é Deus de fato, isto transformaria cada aspecto de nossa vida!



Se acreditássemos que Deus está no controle e que nada pode acontecer conosco hoje que não tenha passado pelas mãos soberanas de nosso Pai no céu seríamos tão ansiosos, tão medrosos?


Quem conhece teu nome confia em ti, pois tu, Senhor, não abandonas quem te busca. Salmo 9.10


Deus não é apenas amor. Deus é santo, misericordioso, onisciente e onipresente, acima e além de qualquer coisa criada. Jesus nos disse que o que realmente importa é amar a Deus e ao próximo, portanto faz sentido que quanto mais soubermos a respeito de Deus, mais teremos condições de responder a Ele com amor. Se virmos Deus como Senhor, nosso Salvador, nosso Provedor, isso influenciará o modo como vivemos, como amamos e o que nos consome. 



Examine sua vida no contexto desse conhecimento - Deus é Soberano - Você não é uma vítima deixada ao sabor das marés de pessoas ou circunstâncias. 



Quando entramos no relacionamento com Cristo, aceitamos essa dádiva da graça. Não trabalhamos para recebê-la nem precisamos trabalhar para mantê-la. É uma dádiva de Deus para nós em Cristo (Romanos 1.17); Não podemos amar um Deus que não conhecemos, mas Deus deseja ser conhecido por nós. Do relacionamento com Ele brota o desejo de amá-Lo com coração, alma, entendimento e força. É apenas no relacionamento com Ele que podemos amar a nós mesmos e amar os outros como nos intimaram a amá-los. 


No Antigo Testamento os nomes tinham peso, eram repletos de significado Adonay (Gênesis 15.2) significa o Senhor, Soberano, O único e verdadeiro Deus no céu na Terra e debaixo da terra. Tratou-se da primeira vez que Abrão de fato falou com Deus, e reconheceu-o como Adonai, Senhor e Mestre! Entender a importância e o peso de chamar Deus e Senhor. Não temos nenhum modelo de referência para esse tipo de autoridade. 


Quando somos transformados por um encontro com Jeová Shalom fica claro para o mundo que nos assiste que a paz que exibimos é de Deus. 



Vivemos em dias confusos, corruptos e sei que o único meio de nos opormos aos esquemas malévolos do diabo é ter a Palavra de Deus bem incutida em nosso íntimo. Jesus combateu cada abordagem do inimigo com a Palavra de Deus. Se não conhecermos A Palavra, será muito mais fácil para o inimigo enganarmos. 


Tentação é optar pela saída fácil. 


Guardei tua palavra em meu coração, para não pecar contra ti. Salmo 119.11



Jesus viveu e morreu para nos mostrar de uma vez por todas que o amor é o caminho. 

“Os milagres não mudam nossos corações, a obediência a Deus sim”!
Queremos ver as coisas, sentir as coisas. Queremos que Deus apareça de alguma forma miraculosa para que não haja nenhum modo de duvidar. Nós somos chamados para ser aqueles que usam nosso relacionamento com Deus com um distintivo que nos confere o direito a um cachorro espiritual e a um espetáculo de pônei. Somos chamados para ser aqueles que demonstram seu relacionamento com Deus por um coração humilde e um espírito obediente. 


As livrarias cristãs e a seção religiosa de qualquer grande cadeia de livros são abarrotados. Livros sobre todo aspecto possível de amar e servir à Deus. Mas, por que no meio de tanta informação muitas vezes permanecemos famintos em termos espirituais? Por que ocorre tão pouca mudança duradoura em nossas vidas? Se amar Deus é mais feliz e significativa experiência para os seres humanos, por que parecemos não conhecê-la?



Deus exige lealdade e amor, embora tenhamos conhecimento de que nossa vida real, eterna com Deus, passemos tão pouco tempo investindo nela?



Podem-se mudar os corações com facilidade, mas as mentes precisam de algum tempo para isso. 


A vida é curta e preciosa demais para deixá-la ser consumida por uma lista de tarefas. Deus, deseja ardentemente que nossos corações sejam consumidos com amor por Ele e que nossas relações com os outros sejam abastecidas pela força desse amor. Quanto mais próximos nos tornamos de Deus, mais vivos estamos para tudo da vida e melhores relacionamentos temos com todos os demais. 


Haverá momentos em que nosso amor por Deus será posto à prova numa fornalha. Será que ainda o amaremos e lhe serviremos mesmo quando ele não fizer o que lhe pedimos?



Amar a Deus com toda a nossa força pressupõe que a natureza de nossa jornada é longa e muitas vezes difícil. Jesus não obedecia regras na busca a Seu Pai. Ele apenas se consumia na paixão de seu ser. Só Deus pôde lavar tanto os olhos humanos que num lugar de trevas e medo eles viriam Sua Luz e Graça.


“Ame o seu próximo como a si mesmo”, esta ordem aparece oito vezes no Novo Testamento e ecoa o mandamento dado séculos antes aos filhos de Israel. É difícil amar o próximo quando o próximo não quer ser amado. Amar o próximo pode parecer uma tarefa ingrata, mas é um mandamento de Cristo. Quando alinhamos nossa vontade com a vontade de Deus, sentimos paz ao saber que independentemente de como nosso amor é recebido, levamos a nossa vida como Jesus nos pediu. 


Só Deus pode satisfazer todas as nossas necessidades. Amar o próximo envolve respeito, honra e generosidade, além de olhos abertos para ver. 



O amor ao próximo como a si mesmo deve fluir de generosidade. A capacidade de amar como Jesus amou não surge de amarmos a nós mesmos. Brota do reconhecimento de que Deus nos ama além das medidas e que seu amor é tão abundante que tem de transbordar em todos os lugares. A vida de discipulado só pode ser mantida enquanto não permitimos que nada separe Cristo de nós - nem lei, nem devoção pessoal.
| Discipulado Dietrich Bonhoeffer. 



“A diferença entre felicidade superficial e uma profunda e prolongada alegria é o sofrimento. A felicidade vive onde o sofrimento não está. Quando este chega, a felicidade se extingue, pois não suporta dor. A alegria, por outro lado, surge do sofrimento e em consequência, resiste a todo pesar”



A alegria se enraíza na esperança em Deus, que jamais desapontará. 



O plano simples de Jesus para uma vida transformada não somos transformados por seguir um novo código ou um conjunto melhor de regras. somos transformados por amar a Deus. O modo de glorificar Deus, amá-lo e honrá-lo, é deleitar-se nEle. 





__________________________________________________________



Respostas de Deus para Problemas Complicados. - Sheila Walsh.

Editora Planeta do Brasil Ltda, 2016.