Resenha - A caminhada de uma mulher com Deus [Parte II]




Ações do Fruto do Espírito

O Fruto do Espírito é: Amor - John MacArthur “O amor não é emoção”. É ato de auto sacrifício Não é necessariamente sentir amor por uma determinada pessoa. Não há necessidade de ter alguma emoção ligada a ele (Romanos 5.8). O amor é um auto sacrifício, torna-se evidente que ele exige empenho. É algo que fazemos, não algo que apenas sentimos ou dizemos. Exige ação. Uma das maneiras de caminhar em amor, no amor de Deus é buscá-Lo para que Ele nos abasteça com o Seu amor. Aquele amor que estamos aprendendo, é um ato de vontade, que exige ação em vez de contentar-se com meras palavras, o qual se estende às pessoas desagradáveis. É oferecido sem receber nada em troca e envolve sacrifício do “eu”. Nós necessitamos da ajuda de Deus para levar adiante esse amor.

O Fruto do Espírito é: Alegria - Jesus deseja que nossa alegria seja completa (João 16.24) mas as aflições. as perdas, o estresse e o sofrimento podem nos roubar facilmente qualquer sensação de alegria. Graças  a obra do Espírito Santo em nós, que podemos sentir aquela alegria que transcende as circunstâncias e transforma algo traumático em algo realmente encantador. Em suma, nossa alegria espiritual não é “uma experiência que advém de circunstâncias favoráveis [mas] é uma sensação de bem-estar dentro do coração da pessoa que sabe que tudo está bem entre ela e o Senhor”. A verdadeira alegria, a alegria espiritual, somente é encontrada nas coisas de Deus.  

O Fruto do Espírito é: Paz - O problema predominante para muitas pessoas, é o medo, medo  que as pessoas têm de perder saúde, os bens materiais e entes queridos. O medo nos cerca por todos os lados e nós como cristãs temos um recurso dentro de nós para lidar com esses medos, é paz de Deus. A paz de Deus chega até nós e permanece independente das circunstâncias. A paz também é sentida com o reconhecimento das circunstâncias de que Deus suprirá todas as nossas necessidades e com o reconhecimento de Sua presença constante (2 Coríntios 12.9) (Filipenses 4.7).
Não podemos evitar lutas em nossa vida aqui no mundo, mas podemos conhecer a perfeita paz em meio às turbulências quando recorremos à Deus, em vez de nos concentramos em nossas dificuldades.




O Fruto do Espírito é: Longanimidade - Considere a longanimidade como a capacidade que temos de aguardar alguma coisa por longo tempo. É bom entendermos que devemos ter um espírito longânime (Colossenses 3.12 - Revesti-vos de longanimidade). Devemos nos adornar com um coração longânime. Será que amamos Jesus o suficiente para deixar de lado a raiva e o orgulho e aguardar com humildade e paciência, que Deus aja?

O que a Bíblia sugere que você e eu devemos fazer?

  1. Exercite-se - Provérbios 19.11 Aprenda a refrear a raiva
  2. Seja mais paciente - Quanto tempo você aguenta esperar? Nosso Deus paciente está disposto a dar-lhe paciência sempre que você pedir.
  3. Elimine as oportunidades para pecar - Romanos 13.14
  4. Siga o exemplo de Jesus - Ninguém sofreu mais agressões do que Jesus 1 Pedro 2.22-23, grave no coração a reação de Jesus ao sofrimento. Tente levar suas reações a um patamar mais alto de santidade.
  5. Ore - Foi este o método seguro que Jesus usou para suportar o sofrimento. Permita que Deus alivie sua dor, sem vingança e sempre desejando o bem de quem a insultou. Afinal, foi pelas chagas de Jesus que fomos curadas.




O Fruto do Espírito é: Benignidade - O nosso Senhor é benigno, nós as mulheres que O amamos, também devemos ser benignas. O fruto da benignidade é uma das características em nossa vida quando caminhamos pelo Espírito ou seja colocar em prática vários mandamentos mencionados na Palavra de Deus. A benignidade é uma das virtudes básicas cristãs que ajudam a governar os relacionamentos humanos. É importante saber que a benignidade tem sido definida como ternura e interesse pelas outras pessoas. Benignidade é também ter a disposição de ser branda, a graça da benignidade de Deus deve tomar conta da pessoa inteira, suavizando todas as asperezas. A benignidade planeja fazer alguma coisa, e isso exige uma boa dose de reflexão e oração diante do Senhor.
Ore e peça a Deus que abasteça seu coração com Sua compaixão todos os dias.

O Fruto do Espírito é: Bondade - Deus modela a nossa vida de acordo com um plano. Ele usa as pessoas, os eventos, as circunstâncias de nossa vida para vivermos de maneira piedosa, e nos conduz passo a passo. Quando andamos com Ele - ouvindo Sua voz, orando humildemente, segundo Seus caminhos e imitando Seu filho amado - Manifestamos Sua glória porque exibimos Seu fruto. A medida que estudamos esses fruto passamos a conhecer o que Deus deseja para nós em nossa caminhada com Ele.


O caráter cristão não é expresso por atos de bondade, mas por sua semelhança com Deus. Não basta fazer o bem, agir corretamente. Devemos ter bondade gravada com a imagem e a inscrição de Deus. É uma coisa completamente sobrenatural.
Oswald Chambers


Lembrete: Nosso objetivo é crescer em santidade e não apenas em palavras.



[Continua]
.[Parte III] -
____________________________________________________
Resenha
Elizabeth George, A caminhada de uma mulher com Deus.
São Paulo, Hagnos, 2004.