Série para Mulheres [3/3] Bela aos Olhos de Deus




13.A mão prestativa – Sua misericórdia [V.20] A bela mulher aos olhos de Deus se destaca em integridade de caráter, presteza, diligência, criatividade, organização, parcimônia (hábito de fazer economia) e micro administração. Apesar de trabalhar muito ela não esquece das necessidades dos outros. E se ela não possuísse essa piedosa misericórdia, suas atividades internas a tornariam uma mulher ríspida, ocupada demais para preocupar-se com os outros. É muito bom ver a mulher de Deus demonstrando atos de generosidade. Quando ela estende sua misericórdia e compaixão, também estende seu coração. Ela solidariza-se com a necessidade e está pronta para ajudar derramando bênçãos sobre as outras pessoas de maneira liberal e copiosa. Em vez de traçar um círculo ao redor de sua família e de fechar as portas de sua casa, ela segue o que diz o seu coração, abre o círculo e acolhe os necessitados.

[Provérbios 11.25] [Provérbios 19.17] [Provérbios 22.9]

“Sua generosidade brota não apenas de seu coração, mas da obediência e adoração a Deus”. Por ser uma mulher que teme ao Senhor, ela vive em obediência à Sua Palavra. Por que Deus abençoa sua generosidade? Porque o Seu povo obedece à Sua Palavra, cuidando dos pobres e necessitados. Ele abençoa quem cuida destes. Em seu mistério de misericórdia de Deus, destacamos algumas mulheres da Bíblia:

  • ·         Abigail, alimentou 600 homens de Davi [1 Samuel 25]
  • ·         A faminta viúva de Sarepta, que acolheu o profeta Elias [1 Reis 17]
  • ·         A mulher sunamita, que durante certo tempo, alimentou e deu abrigo ao profeta Eliseu [2 Reis 4]
  • ·         Dorcas, que fazia roupas para as viúvas da igreja primitiva de Jope [Atos 9]
  • ·         E a mulher de provérbios 31 também está nessa lita, e você também pode estar. Deus tem em alta estima esta grande marca de beleza em sua vida: a misericórdia.



14.Uma benção dupla – Sua preparação [V.21] Muito longe de ser vaidosa ou frívolas, a bela mulher aos olhos de Deus demonstra mais uma vez a preocupação e o interesse pelas outras pessoas, a criatividade e a grande habilidade que ela possui para trabalhar. Esta é a única ocasião em que seus esforços são visíveis a todos, porque seu caráter revela-se nas vestimentas de sua família.
Roupas dignas de um Rei – Por que a mulher virtuosa vestia sua família com roupas de cor “escarlate”? A cor revela muitas coisas sobre o zelo dessa mulher.

Calor – Vermelho ou escarlate indica retenção de calor.
Bela aparência – Escarlate é a cor das roupas dos Reis significa dignidade, luxo e suntuosidade (de luxo).
Qualidade – Somente o melhor era destinado à família desta mulher de Deus. O fato deles estarem vestidos com essa lã, revela qualidades das roupas que ela lhes provê.
Espessura dupla – A qualidade da espessura dessa lã, estendendo deste modo uma benção dupla a sua prole.
Tintura dupla – A lã precisava ser tingida duas vezes na tinta para a cor ficar evidente.
Valioso – Em razão do trabalho, tinta e tempo, os casacos escarlates eram luxuosos e valiosos.
A vestimenta escarlate revela muita coisa sobre o coração da costureira e transmite uma mensagem poderosa vinda do coração dessa mulher para o coração daqueles para quem ela costura. Dessa forma o trabalho de preparação é importante aos olhos de Deus e Ele orientará tudo o que você planejar. Ele provê tudo para nós. Seu nome é Jeová-Jirê – Deus proverá. Se você preparar-se para enfrentar as intemperes da vida e depositar sua confiança em nosso Deus zeloso, jamais haverá lugar para o medo em sua casa.


15.Tapeçaria belíssima – Seu trabalho com as mãos [V.22] Com as mãos atarefadas e o coração transbordando de amor, a mulher virtuosa começa a fazer todo tipo de objeto de tapeçaria para embelezar sua casa. Uma variedade de cores, texturas, desenhos e estilos acrescentam um toque de beleza e aconchego à sua casa transformando em um local agradável. De fato, a sua casa inteira é ornamentada com rica e bela tapeçaria.
Ao olhar o nosso lar examinar a tapeçaria estamos tecendo para nossa bela casa. Desse modo avalie os seguintes pontos:

1.Simule ser uma visita, você causa uma boa impressão? É um ambiente acolhedor?
2.Planeje embelezar o seu lar, melhorias devem partir de seu coração e mente.
3.Discuta o assunto com o seu marido, a mulher de Deus não é precipitada.
4.Trabalhe algumas horas extras, reserve algumas horas para trabalhar no projeto de embelezar o seu lar.

Não importa como é o seu lar? Ele expressa o que você é. Suas virtudes, sua sensibilidade, suas habilidades, seu amor. É possível que você não possa determinar o tipo de lar que gostaria de ter, mas ode torna-lo belo. Pode controlar se está limpo, organizado e impecável. Pode escolher cores, estilos e arrumações de sua preferência. Talvez seu lar não seja o ideal. Pense em algumas irmãs da Bíblia que chamaram de lar, alguns lugares:

Eva cuidou de um jardim. A mulher de Noé administrou uma arca.
Sara, foi rainha de uma tenda. Ester morou no palácio de uma terra desconhecida.
Maria passou algum tempo em um estábulo. A sogra de Pedro ofereceu hospitalidade em sua casa de pedra.
Você é responsável por fazer de sua casa, um lar. Essa transformação ocorre todas as vezes que o seu coração e suas mãos laboriosas trabalham juntos. Ponha seu coração em movimento, sua mente para pensar e seus dedos para trabalhar e veja que belas peças você poderá produzir para glorificar o seu Deus maravilhoso.



16.Um homem de influência – Seu Marido [V.23] Na época da mulher de Provérbios 31, as cidades eram cercadas por muros de proteção. A entrada e a saída eram feitas pelos portões. Que continham um ou dois cômodos grandes embutidos no muro da cidade. Algum desses compartimentos  eram reservados aos guardas, possuíam poço, um lugar para acender o fogo e a escada interna que conduzia ao topo do muro. Outros cômodos serviam de escritório para os funcionários do governo. E o que acontecia exatamente nos portões quando os cidadãos os atravessavam ao entrarem e saírem todos os dias?

No ambiente frio e protegido daqueles cômodos de pedra, eram tomadas decisões legais e governamentais. Questões políticas eram resolvidas. Julgamentos eram administrados. Questões legais eram decididas. Esse é o lugar onde o marido da mulher de Provérbios 31 é reconhecido como líder, ele ocupa posição de influência na vida da comunidade, portanto, um homem estimado, de grande respeitabilidade. A mulher deve ser esposa ideal para um Rei, ter pulso firme e ser tão eficiente quanto ele na posição que ocupará para conquistar o respeito e a estima da comunidade. Ambos são pilares na comunidade e ambos estão empenhados em fazer o bem, ambos exibem o mesmo caráter e o mesmo propósito, servir aos outros. Para provar, reflitamos a seguir:

1. Ele contribui para comunidade; Ela é sua auxiliadora [Gênesis 2.18]

2. Ele é bem sucedido na administração da cidade; Ela é bem sucedida na administração da família e do lar.

3. Ele é respeitado e todos o têm em alta estima; Ela preserva e enobrece a honra dele por meio de sua conduta e exemplo.

4. Ele é considerado um cidadão sério e influente; Ela o ajuda a manter essa credibilidade.

5. Ele é um conselheiro, um homem de bom senso e discernimento; Ela fala com sabedoria e carinho.

6. Ele exerce influência na vida da comunidade nos portões da cidade; Ela influência a comunidade com seu trabalho doméstico.

7. Ele é conhecido por seu caráter firme e importantes contribuições; Ela também.

8. Ele conquistou certa riqueza e posição social; Ela o ajuda a melhor sua situação financeira e seus status por meio do que representa para ele e do que faz para ele como esposa.

9. Ele alcançou objetivo profissional; Ela o ajudou a ser diligente e parcimoniosa (ponderada).

10.Ele conquistou prestígio; Ela é respeitada pelo trabalho criativo que faz com as mãos.

11.Ele é virtuoso; Ela é virtuosa.

12.Ele é coroado com honra; Ela é sua coroa [Provérbios 12.4].

Um dos motivos para ele ser bem sucedido em sua posição de influência e não ter preocupações em casa. Um lar honrado e próspero reforça sua reputação. Por meio do caráter de sua esposa e da habilidade que ela possui para administrar a casa, ele é capaz de manter uma posição de influência. Ela o capacita a sentar-se com os anciãos da terra. O lar bem organizado que ela dirige é um reflexo positivo para o marido e para sua ascensão a riqueza e poder social. A diligência dela no lar possibilita que ele tenha sonhos e transforme em realidade. Se você considera o trabalho de seu marido “lá fora” como contribuição sua para as pessoas a quem ele serve. Você é quem o completa e o envia para ser uma benção aos outros. Ele é uma contribuição sua para a sociedade, para a empresa na qual trabalha, para os funcionários para o rebanho – depende da atividade que ele exerce. Você o apoia em qualquer circunstância. Esse apoio tem a ver com seu coração e seu lar. A questão é como você contribui para o bem estar dele.

Como daremos essa valiosa contribuição?
  • ·         Elogie seu marido – Está em suas mãos, coração e na boca o poder de elogiar o seu marido, portanto faça hoje e todos os dias. Ele não poderá ler isso na sepultura quanto estiver lá.
  • ·         Incentive seu marido – A critica pode ajudar, mas o incentivo ajuda mais ainda, um marido anônimo maravilhado a respeito da esposa “Você consegue enxergar um traço de personalidade oculto que luta por evidenciar-se, incentive-o e torna-o sensacional”.
  • ·         Cuide do seu casamento – Casamento é trabalho. Martinho Lutero “O casamento não é uma brincadeira; Deve ser trabalhado e acompanhado de oração”. Como esposa você é exortada a orar por seu marido e respeitá-lo [Efésios 5.33]. É uma ordem para vida toda.
  • ·         Cuide de sua família – Nada dignifica tanto um homem quanto uma esposa e uma família que se comporta belamente. Quando você dirige o lar de maneira competente, contribui para a boa reputação de seu marido e para o trabalho dele na Igreja [1 Timóteo 3.4-5].
  • ·         Cuide do seu lar – Recorra a maravilhosa graça para o bom andamento de seu lar.
  • ·         Cuide das finanças – Sábia administração do dinheiro é uma benção para seu marido.
  • ·         De liberdade a ele – Expresse uma atitude significativamente mais bonita do que  choramingar, reclamar, resmungar e impedir o seu marido.
  • ·         Apoie os sonhos dele – Sonhe do lado de seu marido quanto aos resultados de seu ministério. Divida as expectativas e as alegrias. Permaneça fiel ao Senhor, sempre buscando o melhor que ele tem a oferecer.
  • ·         Seu comportamento reflete nele – Uma mulher digna! Essa é uma das razões pelas quais o seu marido é conhecido e respeitado? Assuma o compromisso de fazer bem ao seu marido todos os dias de sua vida, elogiando-o, incentivando-o, alimentado o seu casamento e servindo sua família, cuidando das finanças do lar, apoiando os sonhos dele e orando por seu sucesso, para ele ser um homem de influência piedosa.


17.Uma profissional criativa – Seu empenho [V.24] Nossa sociedade concentra-se demais com auto realização, auto imagem e auto estima. Aprendemos em Provérbios 31, que Deus provê tudo o que você necessita em cada área. Não existe realização maior do que saber que você cuida com amor de sua família, do seu lar. Abaixo algumas sugestões para estimular a criatividade, e que podemos praticar todos os dias, se empenhe:
Vigilância -  adquira o hábito de observar como as pessoas se expressam. Mantenha-se informada a respeito do que ocorre em seu campo de trabalho. Procure estar sempre atenta à sua atividade.
Planejamento - mantenha sua mente concentrada naquilo que você sabe fazer melhor.
Iniciativa – esse passo é decisivo para ter um estilo de vida mais criativo, é difícil para muitas mulheres. Por ser uma mulher, você necessita saber não só o que deseja fazer pra beneficiar sua família, mas também agir de acordo com esse desejo.
Trabalho árduo – é essencial para o sucesso em qualquer empreendimento.

O que aprendemos: Podemos trabalhar de coração a fim de tornar nossa casa bonita para aqueles que atravessam suas portas. Podemos trabalhar em prol de beleza. Nosso lar proporciona o ambiente perfeito para criatividade. Tendo a alegria do Senhor como nossa força [Neemias 8.10] seremos capazes de transformar nossos trabalhos diários em verdadeiras obras de arte.


18.Um guarda roupa de virtudes – Suas vestimentas [V.25]A força e a dignidade são os seus vestidos”. Esses dois preciosos ornamentos são as peças mais importantes da indumentária da mulher virtuosa, pois são vestimentas de uma caráter piedoso.

Força – é um atributo da mulher virtuosa, e que a força se manifesta de formas variadas. Fortaleceu-se economicamente, portanto ela enfrenta a vida diária e a futura velhice com reservas monetárias. Por sua diligência, está pronta para enfrentar mudanças climáticas com confiança. Sua confiança no Senhor lhe proporciona forças para suportar aflições tristezas; Considerada a parte mais frágil do casal [1 Pedro 3.7] ela é forte em sabedoria, no conhecimento em Deus. Além de adquirir força física com os afazeres diários, ela também adquiriu força na comunidade em que vive por causa do seu coração honrado, suas virtudes e conduta digna; Sua mente poderosa lhe dá força interior e determinação, para enfrentar a vida.

Dignidade – A tradução literal em hebraico é esplendor. Sua grandeza de alma combinada a sua graciosa conduta, deixa transparecer bondade a todos os que têm privilégio de conhecê-la. Tudo nela apresenta um toque de beleza da dignidade. Seu espírito nobre lhe proporciona uma coroa de majestade. Essa mulher é vestida com rico guarda roupa de virtudes, ela enfrenta o futuro com alegria infinita. Consciente das questões transitórias da vida, ela confia as coisas eternas a Deus. Ela não usa adornos sem valor (ansiedade, preocupações, temores) que desvalorizam a aparência de tantas mulheres. Ao contrário, sua beleza não é afetada por apreensões com as incertezas da vida. Ela se sente satisfeita e cumpre sua missão, leva adiante as atribuições que Deus lhe deu todos os dias de sua vida. Quando olha para trás, não tem arrependimentos. Quando olha para frente, nada tem a temer. Vivendo o presente ela conhece apenas o feliz desafio de obter a provisão de Deus e põe sua mente e corpo para trabalhar em mais um dia e repleto de alegria!

Em cada dia de nossa vida podemos saber exatamente qual é a vontade de Deus por meio da leitura da Escritura, em especial nosso estudo de [Provérbios 31.10-31]. Casadas ou solteiras, jovens ou idosas, trabalhando em casa ou fora, temos o dever de nos tronar bela aos olhos de Deus. Fica mais fácil estabelecer objetivos para a vida diária se dividir as complexidades da vida em sete categorias. Se você e eu vivermos um dia por vez, se estivermos atentas todos os dias de nossa vida e nos prepararmos para o sucesso servindo-nos do guarda roupa de virtudes de Deus, estaremos revestidas por Ele com as virtudes que nos proporcionarão alegria durante a vida inteira.


1. Vida Espiritual – Devemos refletir sobre seu recôndito de oração aquele lugar onde você nutre seu amor pelo Senhor. É esse lugar que você deve visitar primeiro, todos os dias. Deus exortou sua cidade santa [Isaías 52.1]. A mais bela roupagem de seu guarda roupa de virtudes e o amor de Deus. Quando você emergir da sagrada comunhão de seu recôndito de oração, estará usando as roupas da retidão. Terá trocado seu espírito angustiado pela alegre vestimenta de louvor de Deus lhe oferece [Isaías 61.3]. Estará pronta para a batalha, revestida da armadura de Deus [Efésios 6.12-18]. E ninguém deixará de notar a fragrância de Cristo e o aroma de vida nele [2 Coríntios 2.14-16] que flui de sua alma. Você é capaz de sorrir diante do futuro quando recebe de Deus “a força para hoje e o brilho da esperança para amanhã” – Todos os dias de sua vida. 

2. Vida familiar – Sejam quais forem as circunstâncias, você tem uma família. E também temos a família de Deus, o corpo de Cristo, a Igreja. Ponha a sua família em primeiro lugar e deixe claro a eles qual é aposição que ocupam! Cuide de suas necessidades, reflita como está dirigindo seu lar [Colossenses 3.23] mantendo-o limpo e em ordem. 

3. Vida Financeira – Mantenha vigilância sobre as finanças da casa. Estabeleça objetivos e os alcance. Que objetivos financeiros você tem para hoje, para semana e para este mês, e para o este ano?

4. Vida Física – Embora a força seja um traje de seu guarda roupa de virtudes, também faz parte de sua beleza física. É ela quem fortalece o seu corpo e os braços para o trabalho por causa do trabalho. Cuide desse aspecto fundamental da vida. Exercite-se. 

5. Vida Mental – Como Cristãs teremos que prestar contas a Deus pelo uso e mau uso de nosso entendimento, ou seja, nossa mente. Deus nos fez a sua imagem e com capacidade para pensar e aprender, analisar e criar [Genesis 1.27; Tiago 3.9]. Se esforce, leia algo que exija esforço, pensamento e concentração. 

6. Vida Social – Precisamos separar uma grande quantidade de tempo para o Senhor e para nossa família, mas necessitamos passar um tempo com bons amigos. Seus amigos estão na lista de oração. 

7. Vida Profissional – Seja como for dentro ou fora de casa o seu trabalho, mantenha suas habilidades afiadas e seus conhecimentos atualizados. Certifique-se de estar sempre tentando alcançar níveis altos de padrões de excelência. Faça o que for necessário para permanecer motivada. “Nossa missão é fazer tudo o que podemos; A missão de Deus é cuidar do resto”!


“Para regozijar-se no futuro, é necessário vestir-se hoje com o traje de força e com ornamento da dignidade”.



19. Uma instrução de bondade – Suas Palavras [V.26] Uma coroa de glória, essa virtude talvez seja a que verdadeiramente distingue uma mulher de uma menininha dentro do exercito de Deus. Provavelmente a mais difícil de alcançar – controlar as palavras que saem de nossa boca. Pois o desafio é constante [Tiago 3.2]. Ser responsável pelo lar, dirigir a casa de maneira organizada, ser excelente cozinheira e dona de casa, apoiar no progresso do marido, contribuir generosamente com obras assistenciais – tudo isso é fácil demais em comparação a abrir a boca com sabedoria e bondade. Por quê? Porque as ações são exteriores, mas o discurso vem do coração [Lucas 6.45]. Deus deseja que suas instruções de sabedoria e bondade governem nossa boca e o nosso coração.
O cenário de Provérbios 31 é a terra extremamente árida de Israel. O sofrimento era e continua a ser a regra mais importante do dia. A luta pela sobrevivência era e continua sendo constante preocupação. Um calor abrasador e uma seca terrível, são dois fatos do dia a dia. Aquele povo se preocupava com a água. Em [Provérbios 10.11] o escritor sabe que a água é de suma importância para a sobrevivência e compara o discurso piedoso com a água que dá vida. Assim como encontrar uma fonte no deserto era o mesmo que encontrar vida, estar na presença de uma mulher que fala palavras de sabedoria é o mesmo que encontrar vida. [Provérbios 31.26] Fala com sabedoria observe, ela não fala o temo todo, quando não há nada bondoso a ser dito, sua boca permanece fechada.

Pense no cotidiano desta mulher, ela tem marido – a quem planeja incentivar e abençoar. Ela tem filhos – a quem deve ensinar, instruir e disciplinar. Servas a quem ela deve transmitir instruções para o dia. Cada pessoa que a rodeia faz questão de receber uma palavra sábia e bondosa.
Nos casamentos judaicos antigos, o teor da fala de uma mulher era importante, mas o volume de sua voz era mais importante ainda. Uma mulher podia ser rejeitada antes do casamento se falasse alto. Como o volume de voz era medido? Pelos que os vizinhos ouviam quando ela falava na própria casa. 

Tome cuidado!  O que serve para todas as linguagens artísticas naturalmente também serve para o discurso. Aquilo que não está presente fala mais alto do que aquilo que está.

Reflita: O que está ausente nas palavras da mulher virtuosa? Antes de tudo, não há mexericos, calúnias, nem indelicadezas em relação a outras pessoas. Por temer ao Senhor, Ele mantém perfeito o controle sobre as circunstâncias da vida. Ela não diz nada indiscreto ou pernicioso. Ela prefere ser conhecida por sua sabedoria, não por ser divertida. Tenho aprendido como e quando falar – Menos é sempre melhor. O livro de Provérbios, situado bem no meio da Bíblia, oferece sabedoria inestimável e eterna, inclusive várias regras de Deus para discurso piedoso.

1. Estabeleça duas diretrizes: Falar apenas se for para dizer palavras sábias; Falar apenas se for palavras bondosas 

2. Pense antes de falar: Palavras precipitadas e ânimo exaltado revelam um caráter superficial e completamente desprovido de beleza. 

3. Aprenda a esperar: Quando alguma coisa desagradável acontecer, use palavras brandas [ Provérbios 15.1] 

4. Inclua doçura no seu falar: Saiba sobre o que está falando. A verdadeira sabedoria nunca deixa de causar boa impressão. 

5. Erre em prol do menos: É melhor ficar calada e passar por tola do que falar e afastar todas as dúvidas.



___________________________________________________________________________
Elizabeth George, Bela aos olhos de Deus - Edição 2015. Editora Hagnos


Ps.: Chegamos ao final de mais uma série de estudo, certamente tivemos um ganho, quero agradecer a você leitora que esteve conosco nessas semanas, ao finalizar esta série, coube a mim enquanto estava preparando uma alegria da qual não poderia expressá-la em uma única palavra, se não em fazer essa série de estudo, pois como pudemos observar, Elizabeth George, fez questão de pontuar a relevância que é ser, Bela aos Olhos do nosso Criador.
Que você tenha sido agraciada com essa verdade em sua vida. Ser essa mulher Bela, Virtuosa, Valorosa, Graciosa - requer decisão, empenho, dedicação e ao buscarmos na Sagrada Escritura, temos a certeza que o Espirito Santo vai nos orientar, nos conduzir para sermos reconhecidas belas, e tudo é para glória ao nosso Deus. 

[Eva Moreno]