A Reforma Protestante e o Futuro da Igreja
Introdução
· O futuro da Igreja parece certo? O papel da multiplicidade de
“credos”. 38 mil associações protestantes.
· A pregação superficial
· A fé por si mesma e em si mesma
1. Contexto histórico da
Igreja
1.1 A Igreja de Dura-Europos na Síria e o avanço do cristianismo
pela Síria e
Índia.
1.2 Movimentos bárbaros iniciam a destruição paulatina do Império.
1.3 O Cristianismo avança pela Bretanha e entre os saxões.
2. Lutero e seu retorno a Wittenberg.
2.2 A guerra civil e a destruição dos “símbolos católicos”.
2.3 Lutero retorna para auxiliar na ordem da cidade, prega sermões
semanais na agora abandonada Igreja Paroquial de Wittenberg.
2.4 O levante dos camponeses que buscavam restituição do que lhes
foram roubado.
2.5 Casamento com Katharina Von Bora após sua cartilha sobre a
rejeição ao celibato.
2.6 Catecismos, suas obras sobre a Importância da Igreja e por fim
sua
morte em 1546.
3. A importância de Sola Scriptura e Sola Fide
3.1 Teologia da Cruz (Gn 28.10-17) vs Teologia da Glória (Gn 11)
com Lutero
3.2 3. Que é a Palavra de Deus? As Escrituras Sagradas, o Velho e o Novo
Testamento são a Palavra de Deus, a única regra de fé e prática.
II Tim. 3:16; 11 Pedro 1:19 21; Isa. 8:20; Luc. 16:29, 31; Gal.
1:8-9.
3.3 Princípios da Conformação (Transposição do abismo entre Deus e
o
homem)
3.4 Denota o conhecimento de Deus sobre si (I Co 2.10), sobre o
homem (Sl
139.16) e o derramar de sua graça.
3.5 Suficiência
- Suficiente p/ fazer o uso que Deus determinou dela (II Tm 3.16)
- Apresentar o Cristo como meio de salvação.
- Inerrante (Livre de contradição) e infalível (Incapaz de erros)
“Onde o Evangelho for acolhido com seriedade aí estará a Igreja”
(Vanhoozer)
- Nuda Scriptura – A separação da Bíblia com seu autor e
com a tradição.
Oposição ao sectarismo
3.6 Calvino
- Nascido em Noyon em 1509 e morre em 1564
- “A escritura Interpreta a Escritura”. O poder do Espírito Santo.
(Estrutura
fiduciária primaria e secundária)
- O desenvolvimento e a difusão do Calvinismo.
- Baseia-se em Agostinho (Teoria da reminiscência e a doutrina da
eleição)
- A ética calvinista “Não matarás” e “Não roubarás”.
3.7 A pregação de Calvino
- Que os ricos ajudem os pobres.
- Criação do sistema público de ensino.
- Proibição de bingos e bordéis. (Ideia adotada por Oliver
Cromwell na Inglaterra).
- Vida piedosa.
3.8 A responsabilidade social
- Os ricos suportem os pobres.
- Médicos sem fronteiras/Cruz Vermelha/ Serviços de atendimento de
urgência.
4. Sola Fide
· A fé somente é necessária para
alcançar a justificação através da obra
de Jesus Cristo. A salvação vem pela graça, mediante a fé no Filho
de
Deus, fé propelida pelo Espírito Santo (Ef 2.8)
· Max Weber com o desenvolvimento e
o espírito do capitalismo
“A justificação pela fé não é simplesmente uma doutrina, mas um
momento
fundamental na história de como Deus perdoa pecados e restaura o
relacionamento com a criatura humana” (Vanhoozer, 2016, pg.106).
A visão de John Owen:
“A natureza da fé salvadora não é somente aprovação. Aqueles que são justificados precisam ser unidos a Jesus Cristo e ser feitos participantes do Espírito Santo. Assim, a fé capacita pecadores a serem renovados em suas mentes a fim de que possam viver em obediência a Deus”.
Calvino nos diz:
“A fé é o firme e seguro conhecimento da divina benevolência para conosco, fundado sobre a veracidade da promessa gracioso feita em Cristo, não só é revelado à nossa mente, mas é também selado em nosso coração mediante o Espírito Santo” (Ferreira, 2017, pg. 140).
Como foi isso na história?
3.8 A guerra dos 30 anos.
- Henry II e III iniciam sua perseguição aos cristãos.
- Os Huguenotes tentam purificar a Igreja (Calvinistas Franceses e
suas
expedições pelo mundo: Irlanda, Brasil e América do Norte).
- Criam-se os Sínodos, sendo o mais importante o Sínodo de Dort
em 1618.
3.9 A perseguição da Igreja
- Edito de Nantes revogado por Luís XIV
- Calvinistas escoceses se baseiam nos princípios de John Knox.
- Os Radicais Puritanos e o novo mundo.
- Os casamentos de Henri IV
- A tentativa de purificar a Igreja Inglesa no reinado de Isabel
I. As lutas
sucessivas pelo trono inglês e o cerco espanhol.
- A fuga no Navio MayFlower.
- O avivamento dos Morávios no Século XVII o envio dos
missionários para o
Caribe.
4. Calvinismo no mundo
- O lado negro do protestantismo com Teodoro de Beza (Mt 23.15) e
os Jesuítas
(AD MAIOREM DEI GLORIAM)
- Puritanos na Holanda e o Sínodo de Dort como aversão ao
Arminianismo e o
resquício do anglicanismo.
- Nicolas Durand de Villegagnon a pequena colônia Francesa no
Brasil e as
desavenças com os pastores Calvinistas.
- A colônia de Plymouth e de Boston.
- Mestres, artesãos e muito capazes.
- John Harvard e Charles Hodge.
Conclusão
· Uma nova geração se levanta nessa
nação. Homens e mulheres comprometidos com os SOLAS da Reforma. Lembremos
sempre da motivação divina: “SÊ Forte e Corajoso” Recai sobre nós a condução da
Igreja de Deus. É NECESSÁRIO QUE ESSA IGREJA DESENVOLVA RELACIONAMENTOS E CRIE
VÍNCULOS “PARA MAIOR GLÓRIA DE DEUS”
· A Escritura é o padrão normativo
da nossa fé. Nos apropriamos de sua verdade através da iluminação do Espirito
Santo. A escritura nos afasta da “tradição” que tenta colocar a Deus em segundo
lugar.
· A Bíblia não apoia o SECTARISMO.
Nunca, Jamais. Não se pode ler a Bíblia sem o apoio do seu autor, O Espírito Santo.
· Apesar de se haverem muitas “casas”
na prática protestante, algumas poucas estão alicerçadas no Canon. A Palavra de Deus não é somente uma
espada, mas também um martelo que desmonta a fachada e põe abaixo as
divisórias. A nossa pregação tem que ser para a Glória de Deus.
· A Fé gera conhecimento mas não é
uma obra- uma confiança epistêmica no testemunho bíblico.
· A fé tem compromisso com a
racionalidade do testemunho e a confiança pública, a confiança do povo de Deus
no testemunho de Seu Espírito quanto a confiabilidade da Palavra de Deus.
· A Reforma gerou uma nova
epistemologia, uma que: 1- Se baseia na verdade, na única verdade. 2 – Essa
verdade deve ser interpretada a luz do testemunho interno que o Espírito
testifica. 3 – A Reforma gera um pluralismo de multiplicação da verdade, mas uma única verdade.
· Sejamos estudantes e aprendizes
da Palavra.
Theodoro Beza nos diz:
Theodoro Beza nos diz:
“A ignorância na distinção entre lei e evangelho é uma das principais fontes de abusos que corromperam e ainda corrompem o cristianismo.”.
A Declaração de Cambridge
Tese 1: Sola
Scriptura
Reafirmamos a Escritura
inerrante como fonte única de revelação divina escrita, única para constranger
a consciência. A Bíblia sozinha ensina tudo o que é necessário para nossa
salvação do pecado, e é o padrão pelo qual todo comportamento cristão deve ser avaliado.
Negamos que qualquer
credo, concílio ou indivíduo possa constranger a consciência
de um crente, que o Espírito Santo fale independentemente de, ou contrariando,
o que está exposto na Bíblia, ou que a experiência pessoal possa ser veículo de
revelação
Tese 4: Sola Fide
Reafirmamos que a
justificação é somente pela graça somente por intermédio da fé somente por
causa de Cristo. Na justificação a retidão
de Cristo nos é imputada como o único meio possível de satisfazer a perfeita
justiça de Deus.
Negamos que a
justificação se baseie em qualquer mérito que em nós possa ser achado, ou com
base numa infusão da justiça de Cristo em nós; ou que uma instituição que
reivindique ser igreja mas negue ou condene sola fide possa ser reconhecida
como igreja legítima.
After God had carried us safe
to new England, and we had built our houses,
provided necessaries for our
livelihood, reared convenient places for God's
worship, and settled the civil
government, one of the next things we longed for
and looked after was to
advance learning and perpetuate it to posterity; dreading to leave an
illiterate ministry to the churches, when our present ministers shall lie in
the dust.
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Rafael Moreno, Pr. Auxiliar da Igreja Betel Brasileiro - Núcleo Gama- DF; Teólogo e especialista em Filosofia e Teologia; Professor de idiomas; Coordenador e professor da Extensão do Seminário Teológico Betel Brasileiro em Valparaíso- GO.