A Reforma Protestante e o Futuro da Igreja



Introdução

·        O futuro da Igreja parece certo? O papel da multiplicidade de “credos”. 38 mil associações protestantes.
·        A pregação superficial
·        A fé por si mesma e em si mesma

1. Contexto histórico da Igreja

1.1 A Igreja de Dura-Europos na Síria e o avanço do cristianismo pela Síria e
Índia.
1.2 Movimentos bárbaros iniciam a destruição paulatina do Império.
1.3 O Cristianismo avança pela Bretanha e entre os saxões.
2. Lutero e seu retorno a Wittenberg.
2.2 A guerra civil e a destruição dos “símbolos católicos”.
2.3 Lutero retorna para auxiliar na ordem da cidade, prega sermões
semanais na agora abandonada Igreja Paroquial de Wittenberg.
2.4 O levante dos camponeses que buscavam restituição do que lhes
foram roubado.
2.5 Casamento com Katharina Von Bora após sua cartilha sobre a
rejeição ao celibato.
2.6 Catecismos, suas obras sobre a Importância da Igreja e por fim sua
morte em 1546.

3. A importância de Sola Scriptura e Sola Fide

3.1 Teologia da Cruz (Gn 28.10-17) vs Teologia da Glória (Gn 11) com Lutero
3.2 3. Que é a Palavra de Deus? As Escrituras Sagradas, o Velho e o Novo
Testamento são a Palavra de Deus, a única regra de fé e prática.
II Tim. 3:16; 11 Pedro 1:19 21; Isa. 8:20; Luc. 16:29, 31; Gal. 1:8-9.
3.3 Princípios da Conformação (Transposição do abismo entre Deus e o
homem)
3.4 Denota o conhecimento de Deus sobre si (I Co 2.10), sobre o homem (Sl
139.16) e o derramar de sua graça.

3.5 Suficiência
- Suficiente p/ fazer o uso que Deus determinou dela (II Tm 3.16)
- Apresentar o Cristo como meio de salvação.
- Inerrante (Livre de contradição) e infalível (Incapaz de erros)
“Onde o Evangelho for acolhido com seriedade aí estará a Igreja” (Vanhoozer)
- Nuda Scriptura – A separação da Bíblia com seu autor e com a tradição.
Oposição ao sectarismo

3.6 Calvino
- Nascido em Noyon em 1509 e morre em 1564
- “A escritura Interpreta a Escritura”. O poder do Espírito Santo. (Estrutura
fiduciária primaria e secundária)
- O desenvolvimento e a difusão do Calvinismo.
- Baseia-se em Agostinho (Teoria da reminiscência e a doutrina da eleição)
- A ética calvinista Não mataráse Não roubarás.

3.7 A pregação de Calvino
- Que os ricos ajudem os pobres.
- Criação do sistema público de ensino.
- Proibição de bingos e bordéis. (Ideia adotada por Oliver Cromwell na Inglaterra).
- Vida piedosa.

3.8 A responsabilidade social
- Os ricos suportem os pobres.
- Médicos sem fronteiras/Cruz Vermelha/ Serviços de atendimento de urgência.

4. Sola Fide

· A fé somente é necessária para alcançar a justificação através da obra
de Jesus Cristo. A salvação vem pela graça, mediante a fé no Filho de
Deus, fé propelida pelo Espírito Santo (Ef 2.8)
· Max Weber com o desenvolvimento e o espírito do capitalismo
“A justificação pela fé não é simplesmente uma doutrina, mas um momento
fundamental na história de como Deus perdoa pecados e restaura o relacionamento com a criatura humana” (Vanhoozer, 2016, pg.106).

A visão de John Owen:
A natureza da fé salvadora não é somente aprovação. Aqueles que são justificados precisam ser unidos a Jesus Cristo e ser feitos participantes do Espírito Santo. Assim, a fé capacita pecadores a serem renovados em suas mentes a fim de que possam viver em obediência a Deus.


Calvino nos diz:

“A fé é o firme e seguro conhecimento da divina benevolência para conosco, fundado sobre a veracidade da promessa gracioso feita  em Cristo, não só é revelado à nossa mente, mas é também selado em nosso coração mediante o Espírito Santo” (Ferreira, 2017, pg. 140).


Como foi isso na história?

3.8 A guerra dos 30 anos.
- Henry II e III iniciam sua perseguição aos cristãos.
- Os Huguenotes tentam purificar a Igreja (Calvinistas Franceses e suas
expedições pelo mundo: Irlanda, Brasil e América do Norte).
- Criam-se os Sínodos, sendo o mais importante o Sínodo de Dort em 1618.

3.9 A perseguição da Igreja
- Edito de Nantes revogado por Luís XIV
- Calvinistas escoceses se baseiam nos princípios de John Knox.
- Os Radicais Puritanos e o novo mundo.
- Os casamentos de Henri IV
- A tentativa de purificar a Igreja Inglesa no reinado de Isabel I. As lutas
sucessivas pelo trono inglês e o cerco espanhol.
- A fuga no Navio MayFlower.
- O avivamento dos Morávios no Século XVII o envio dos missionários para o
Caribe.

4. Calvinismo no mundo

- O lado negro do protestantismo com Teodoro de Beza (Mt 23.15) e os Jesuítas
(AD MAIOREM DEI GLORIAM)
- Puritanos na Holanda e o Sínodo de Dort como aversão ao Arminianismo e o
resquício do anglicanismo.
- Nicolas Durand de Villegagnon a pequena colônia Francesa no Brasil e as
desavenças com os pastores Calvinistas.
- A colônia de Plymouth e de Boston.
- Mestres, artesãos e muito capazes.
- John Harvard e Charles Hodge.

Conclusão

· Uma nova geração se levanta nessa nação. Homens e mulheres comprometidos com os SOLAS da Reforma. Lembremos sempre da motivação divina: “SÊ Forte e Corajoso” Recai sobre nós a condução da Igreja de Deus. É NECESSÁRIO QUE ESSA IGREJA DESENVOLVA RELACIONAMENTOS E CRIE VÍNCULOS “PARA MAIOR GLÓRIA DE DEUS

· A Escritura é o padrão normativo da nossa fé. Nos apropriamos de sua verdade através da iluminação do Espirito Santo. A escritura nos afasta da “tradição” que tenta colocar a Deus em segundo lugar.

· A Bíblia não apoia o SECTARISMO. Nunca, Jamais. Não se pode ler a Bíblia sem o apoio do seu autor, O Espírito Santo.

· Apesar de se haverem muitas “casas” na prática protestante, algumas poucas estão alicerçadas no Canon. A Palavra de Deus não é somente uma espada, mas também um martelo que desmonta a fachada e põe abaixo as divisórias. A nossa pregação tem que ser para a Glória de Deus.

· A Fé gera conhecimento mas não é uma obra- uma confiança epistêmica no testemunho bíblico.

· A fé tem compromisso com a racionalidade do testemunho e a confiança pública, a confiança do povo de Deus no testemunho de Seu Espírito quanto a confiabilidade da Palavra de Deus.

· A Reforma gerou uma nova epistemologia, uma que: 1- Se baseia na verdade, na única verdade. 2 – Essa verdade deve ser interpretada a luz do testemunho interno que o Espírito testifica. 3 – A Reforma gera um pluralismo de multiplicação da verdade, mas uma única verdade.

· Sejamos estudantes e aprendizes da Palavra.
 Theodoro Beza nos diz:
“A ignorância na distinção entre lei e evangelho é uma das principais fontes de abusos que corromperam e ainda corrompem o cristianismo.”.




A Declaração de Cambridge

Tese 1: Sola Scriptura

Reafirmamos a Escritura inerrante como fonte única de revelação divina escrita, única para constranger a consciência. A Bíblia sozinha ensina tudo o que é necessário para nossa salvação do pecado, e é o padrão pelo qual todo comportamento cristão deve ser avaliado.
Negamos que qualquer credo, concílio ou indivíduo possa constranger a consciência de um crente, que o Espírito Santo fale independentemente de, ou contrariando, o que está exposto na Bíblia, ou que a experiência pessoal possa ser veículo de revelação

Tese 4: Sola Fide

Reafirmamos que a justificação é somente pela graça somente por intermédio da fé somente por causa de Cristo. Na  justificação a retidão de Cristo nos é imputada como o único meio possível de satisfazer a perfeita justiça de Deus.
Negamos que a justificação se baseie em qualquer mérito que em nós possa ser achado, ou com base numa infusão da justiça de Cristo em nós; ou que uma instituição que reivindique ser igreja mas negue ou condene sola fide possa ser reconhecida como igreja legítima.

After God had carried us safe to new England, and we had built our houses,
provided necessaries for our livelihood, reared convenient places for God's
worship, and settled the civil government, one of the next things we longed for

and looked after was to advance learning and perpetuate it to posterity; dreading to leave an illiterate ministry to the churches, when our present ministers shall lie in the dust.


___________________________________________________________________
Rafael Moreno, Pr. Auxiliar da Igreja Betel Brasileiro - Núcleo Gama- DF; Teólogo e especialista em Filosofia e Teologia; Professor de idiomas; Coordenador e professor da Extensão do Seminário Teológico Betel Brasileiro em Valparaíso- GO.