Série de Estudos - 3/12 Mulheres Notáveis - Raabe

Raabe.jpg


Raabe : A redenção de uma vida horrível.


Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia.
Mateus 1.5-6.


A primeira vez que Raabe é mencionada, ela é uma das pessoas mais moralmente ofensivas que se possa imaginar. Ela é apresentada como “uma prostituta, cujo nome era Raabe- Is 2.1”
Era uma mulher imoral que vivia numa cultura pagã dedicada fanaticamente a tudo o que Deus odeia. A própria cultura estava prestes a cair em juízo. Sua longa queda no abismo de corrupção moral e espiritual tinha sido intencional e era agora irreversível.
Raabe viveu em Jericó nos dias de Josué. Sua casa não ficava numa viela escura, mas exatamente sobre o famoso muro da cidade - Is 2.15. Certamente o muro era largo, sua casa devia ficar numa localização privilegiada no distrito de aluguéis altos da cidade. Raabe gozava de grande sucesso financeiro em sua profissão. Seu “negócio” era a prostituição.
Jericó fazia parte do reino amorreu, uma cultura pagã, totalmente depravada e tão tendente a tudo o que é mau, que o próprio Deus condenou essa cidade e ordenou aos Israelitas que os limpassem da face da cidade. Raabe era símbolo da vileza da cultura amorreia numa época em que eles coletivamente enchiam a medida da maldade humana. Toda a sua vida fora dedicada a uma busca profana de autogratificação carnal. Ela está escravizada, cativa por uma sociedade monstruosa que já se encontrava sob a situação de condenação de Deus. Porém a graça divina a redimiu e libertou de tudo isso.
Moisés havia morrido - Is 1.1-2. Mais de um milhão de Israelitas havia deixado o Egito sob a liderança de Moisés - Ex 12.37. Toda uma geração foi fadada a morrer no deserto sem ver a terra prometida. Josué havia sido designado líder sobre toda a nação no lugar de Moisés. Em Josué 1 o Senhor preparou o povo para entrar na terra. O dia que essa geração tinha esperado durante toda a sua vida finalmente havia chegado. Como Moisés havia feito antes, Josué enviou espias adiante para obter informações militares estratégicas sobre o que estava à sua frente no outro lado do Jordão.
Raabe é a primeira pessoa que ficamos conhecendo na terra prometida. Pela graciosa providência Divina, ela se tornou um dos principais instrumentos do triunfo militar de Israel. Toda a sua vida, carreira e o seu futuro se transformaria devido ao encontro inesperado com os dois espias.
Houve uma confluência inesperada de forças para o bem, de um lado uma mulher pagã sozinha, cuja vida até então não tinha sido heroica e do outro toda uma nação itinerante de refugiados que tinham vivido os últimos quarenta anos sob a desaprovação de Deus, devido a desobediência de seu pai. Josué (2.1-7) manteve segredo a respeito das tarefas dos espias. Josué não queria que o povo discutisse entre si sobre se atravessariam o Jordão ou hesitariam por causa do medo. Josué assumiu o papel de um comandante decisivo.
Jericó ficava num local estratégico, dois caminhos importantíssimos pelas montanhas que a circuncidavam, um conduzindo  a sudoeste para Jerusalém, o outro a noroeste para Ai e para Betel. Conquistar Jericó daria a Israel uma importante base para entrar em toda a terra prometida. Não era de se admirar que Jericó fosse uma cidade tão fortificada. A tarefa dos espias era avaliar as fortificações e relatar tudo a Josué.
Uma vez dentro da cidade, o lugar ideal para ficar seria uma pensão ou uma casa sobre o próprio muro. Isso levou os espias até Raabe, a meretriz, tinha casa num lugar estratégico sobre o muro. Era situação ideal para os espias. Ela abriu as portas sem questionamentos. No seu negócio o sigilo era essencial. Eles não a procuraram para tirar vantagem, eles eram homens sérios e sóbrios, podemos presumir que eles trataram com dignidade e respeito enquanto faziam o reconhecimento. Pela providência soberana de Deus, tudo de que eles precisavam estava lá. Também pelo plano soberano de Deus, o coração estava pronto para crer em YHWH.
Lembre-se: Raabe se sustentava vendendo a si para propósitos pecaminosos. Havia uma boa recompensa para quem entregassem os espias. Porém ela não os entregou, ela os escondeu. Ao protegê-los, ela arriscou a própria vida.
O fato é que a fé de Raabe, embora  não estivesse desenvolvida, deu frutos imediatos em ação. Ela os acolheu com paz - Hb 11.31 não só os escondeu, mas assumiu a causa deles. Ela entregou o seu futuro ao Deus deles. A mentira não é o que torna seus atos elogiáveis, mas o fato de que ela recusou uma recompensa fácil, colocando a si mesma em perigo, e confiou no Deus de Israel.
Os espias juraram tratar benevolamente de Raabe quando conquistaram a sua cidade, porém lhe impuseram uma condição. Ela deveria dependurar um cordão vermelho na janela de onde os havia deixado descer - Js 2.17-18. Isso marcaria sua casa diante de todo Israel e todos dentro dessa casa seriam poupados quando a cidade fosse tomada.
A milagrosa vitória de Israel sobre Jericó é conhecida da maioria das pessoas. Trata-se de uma ilustração clássica de como o triunfo espiritual é sempre objetivo - Zc 4.6.
Deus não trabalha exclusivamente  por milagres. De fato são raras as vezes que Ele deixa de lados os meios normais para cumprir os seus propósitos.

Raabe é um belo exemplo de poder transformador da fé. Embora ela tivesse poucos méritos espirituais e pouco conhecimento da verdade, seu coração foi atraído por YHWH. Ela arriscou a sua vida, virou as costas para o seu modo de vida que não honrava a Deus e deixou tudo. Daquele dia em diante Raabe viveu um estilo de vida totalmente diferente, como verdadeira heroína da fé. Ela é símbolo vivo do poder transformador da fé salvadora. A lição sobre a vida de Raabe é um lembrete de que Deus por Sua graça. pode redimir até a vida mais horrível.



_________________________________________________
Livro: Doze Mulheres Notáveis, John MacArthur 2a Edição.


(*) Imagem encontrada em site de busca, Internet.
(**) O pastor John MacArthur é um dos líderes evangélicos mais preeminentes de nossos dias. Seus livros, pregações e ministério têm atingido milhões de pessoas em todo o mundo. MacArthur é presidente do ministério Grace to You e exerce seu ministério pastoral na Grace Community Church, na Califórnia.