Resenha - Livro - A Esposa do Pastor - Fortalecida pela graça para uma vida de amor.


Composto por 03 (três) partes, esta obra é excelente para nos encoraja a perscrutar (examinar minuciosamente) as riquezas da graça de Deus, para nós mulheres que almejam conhecer o Ministério a qual Deus à nós confiou, o Ministério Esposa> Dona do lar e assim zelar do nosso precioso patrimônio Esposo> Casamento> Família> Lar, futuramente Filhos. Saber ser esposa é um papel que requer esforço, uma busca a qual só a Palavra de Deus para ofertar as respostas corretas as nossas perguntas, a direção certa quando estamos perdidas, bem como a temperança para calar quando necessário, saber esperar, confiando nas promessas de que tudo irá bem. 

Desempenhar essa nobre missão da Esposa Virtuosa, também valida outro importante papel, o de Esposa de pastor frente ao corpo de Cristo. Há outras qualidades a qual a autora Glória Furman nos concede a honra de conhecê-la e desfrutar do conhecimento que agrega e nos faz querer colocar em prática. Pois bem as três partes do livro, são: 


1 - Amando o Supremo Pastor: “Somente o sangue de Jesus é toda a nossa esperança e paz, pois necessitamos da graça de Deus para perseverar “no ministério”. Estarei eu a altura das expectativas de todos, incluindo a minha; Daquilo que espero, daquilo que ainda não conheço e passarei a conhecer, daquilo que vou absorver quando compreender o que é ser, Esposa e principalmente ser Esposa de Pastor. “Faça tudo o que estiver ao seu alcance para manter o seu marido e filhos o mais piedoso possível para que ele não seja desqualificado para o ministério; Pois a salvação vem do Senhor e não da esposa do pastor; Nosso marido precisa muito de apoio, estamos com eles em grande parte desse trabalho de amor e nós esposas de ministros precisamos de encorajamento e refrigério no Senhor, e nós encontramos essa esperança e ajuda no Evangelho. 

Efésios 1.17-19 "E peço ao Deus do nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai glorioso, que dê a vocês o seu Espírito, o Espírito que os tornará sábios e revelará Deus a vocês, para que assim vocês o conheçam como devem conhecer. Peço que Deus abra a mente de vocês para que vejam a luz dele e conheçam a esperança para a qual ele os chamou. E também para que saibam como são maravilhosas as bênçãos que ele prometeu ao seu povo e como é grande o seu poder que age em nós, os que cremos nele. Esse poder que age em nós é a mesma força poderosa"

Nós reconhecemos que somos pecadoras redimidas que são amadas por um Deus santo, a nossa identidade é “estamos em Cristo”. Quando não temos certeza dessas coisas, podemos nos encontrar improvisando de maneiras que são insatisfatórias (e até autodestrutivas). Essa primeira abordagem estabelece as bases e estrutura para uma discussão sobre identidade ao falar acerca de quem Deus é e quem somos nós de acordo com o que a Bíblia diz. 
Ser Cristã não é um rótulo, nem uma área de interesse nem questão de opinião. Ser Cristã significa que você não pertence mais a si mesma, agora você é definida por Aquele a quem você pertence. Você estava morta em seus pecados, e agora você está viva para Deus. 
Devemos ter a expectativa de sermos dependentes da graça de Deus. A ideia é priorizar o seu relacionamento com Deus, que está baseada no primeiro mandamento. Seu relacionamento com Deus não acontece por causa de suas obras. Paulo orou a Deus para Ele nos dá “forças para compreender” o amor de Cristo.

 Efésios 3.18-19 "e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus. vocês possam, juntamente com todos os santos, compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade".

Por causa de Cristo, tudo o que nós conhecemos é graça. Amar o Supremo Pastor
significa que esperamos por Sua vinda e oramos por Sua volta. 

Jesus nos deu vida ao nos dar a Sua própria vida na cruz. Transbordando de gratidão, nós lhe devolvemos a vida que Ele nos deu. Amamos o Senhor com todo o nosso coração,. mente, alma e força. Em uma palavra, devemos amar o Senhor com o nosso tudo. 
Todos os outros amores estão sujeitos ao nosso primeiro amor, O Supremo Pastor. 

2 - Amando o seu Marido Pastor: A Bíblia descreve as esposas como “auxiliadoras” de seus maridos. Esse tem sido o nosso papel desde o início, desde a criação (Gn 2.18). Geralmente nos sentimos honradas pelo fato de Deus ter nos unido ao nosso marido e nos separado como “uma auxiliadora idônea para ele”. Nos deleitamos em servir e abençoar o nosso marido. Quando a postura do seu coração não é de submissão humildade à vontade Soberana do Supremo Pastor. 
E qualquer mulher pode se perguntar nesse exato momento e nós, de onde vem a nossa ajuda? A Bíblia nos diz em Salmos 121.1-2. Você não está sem ajuda em seu ministério com o seu marido. E por ser “uma só carne com o seu marido”, você pode considerar o seu ministério como parte de um esforço conjunto para ministrar ao corpo de Cristo. Não é que cada um de vocês (singular) tenham um Ministério, mas vocês (plural) tem um Ministério juntos. Esse pensamento revolucionou minha perspectiva a respeito do Ministério, e oro para que ele encoraje você também. 


3 - Amando a Noiva de Cristo: O que é a Igreja afinal? A igreja é um povo reunido, que existe pela graça de Deus, para revelar a glória de Jesus e testemunhar a Sua bondade e de como é a Sua obra de trazer todos os filhos pródigos de Deus para casa. 

Há uma relevância em Hebreus 10.24-25 "Pensemos uns nos outros a fim de ajudarmos todos a terem mais amor e a fazerem o bem. Não abandonemos, como alguns estão fazendo, o costume de assistir às nossas reuniões. Pelo contrário, animemos uns aos outros e ainda mais agora que vocês veem que o dia está chegando."

Deus é aquele que nos prepara para o serviço, oferece oportunidades para exercemos os nossos dons, estabelece a si mesmo como fonte e o alvo do nosso trabalho. Não devemos nos concentrar em nossos próprios dons em nosso servir; Nosso foco deve estar em Cristo. Em nossos esforços para servirmos uns aos outros no corpo de Cristo, somos lembradas do que todas nós somos - dependentes de Cristo, que é o nosso cabeça, para tudo aquilo de que precisamos.




________________________________________________________________________

Gloria Furman é esposa, mãe, trabalhadora trans-cultural e autora dos livros "Vislumbres da Graça", "Sem Tempo para Deus" e "A Esposa de Pastor" (todos pela Editora Fiel). Website: www.gloriafurman.com


[Comentário pós publicação desta resenha] "De um tempo para cá, tenho apreciado marcar, fazer anotações nos meus livros para facilitar a memorização e quando for necessário usar esse recurso para reflexão. E tem dado muto certo. Ao ler este livro, senti desejo de compartilha-lo com você, que caso tenha sentido curiosidade para saber maiores informações sobre o Ministério Esposa de Pastor, a abordagem é simples, é como uma conversa entre grandes amigas com conselhos práticos e vívidos com muitas referências bíblicas, que só vem agregar; Sou grata a Deus pela oportunidade de aprender mais desse Ministério a qual agora faço parte".

Com a graça de Deus, Eva Moreno.