Estudo - Provérbios Capitulo 27

O coração é a fonte de sabedoria, da vida e do caráter. Nosso coração diante de Deus fica aberto e ele pode ver o que realmente está ali. Temos uma semente boa e uma inclinação para o mal, para fazer o que é do corpo e da carne. A cada vez que lutamos contra esses atributos nós acabamos por perder alguma coisa e ganhar outra, por exemplo quando se fica acordado até tarde estudando, podemos aprender mais, porém também o acordar se torna um pouco mais trabalhoso. Lutamos contra o coração de maneira a deixa-lo calibrado e apontado para o alvo de que deverá ser o Senhor e sempre ele. Essa passagem no verso 19 é bem abundante ao tratar desse assunto de refletir aquilo que se é. As ações e omissões de alguém nos dizem praticamente tudo sobre determinada pessoa e assim podemos aprender mais para os nossos relacionamentos, sejam eles em qualquer área.

No versículo 22 vemos uma forma bem agressiva e abrupta de tentar retirar a ignorância de alguém, mas o verso logo se encarrega de dizer que isso não dará muito certo. Insensatez é combatida com sabedoria e a força bruta pode acabar deixando a pessoa mais insensata ainda. Confrontar é útil sempre, mas agredir ou passar por cima da pessoa, pode vir a ser um problema. Assim nós podemos aprender que tentar mudar alguém, ou tentar forçar alguém a diferente, não vai ajudar e vai só piorar tudo. Temos então que “falar a língua” se colocar no lugar do outro para entender a situação e não ser o outro. 

Encerrando no verso 23 Salomão dá um aviso e um aviso bem útil, pois manter o bom controle dos bens é algo primordial para um bom sucesso. Ter de onde tirar o sustento é bom é algo que ajuda todos os dias e não podemos deixar isso esquecido, pois dinheiro e bens não se cuidam sozinhos, nem se observam. Uma observada, uma lembrada e um controle pode ajudar bastante. Eis um princípio que quero aplicar mais em mim.


Rafael Moreno 




Provérbios 27.17 Assim como o ferro afia o ferro, o homem afia o seu companheiro.

Gosto muito dessa palavra, lembra muito quem somos e o que nos tornamos a medida que confiamos mutuamente. Você acrescenta e muito à minha vida. Quando observamos como se afiar, vejamos que é uma ação forte, é um atrito, que produz faísca. Ela só pode ser feita quando confiamos e estamos dispostos a aguentar o calor, fricção até que se ganhe a forma, resistindo a pressão - assegurando ao companheiro a confiança e o apoio.

Dois é melhor do que um, porque eles amolam e aperfeiçoam um ao outro de várias maneiras (Ec 4:9-12).

Deus apoia os relacionamentos e Ele quer nos abençoar através deles. E também não posso deixar de falar de outro ponto importante. Não podemos esquecer que o nosso principal relacionamento deve ser com Ele. 



Quem ora mutuamente se abençoa mutuamente. Futura Esposa
#27/31