Estudo - Provérbios Capitulo 25
Provérbios 25:21 nos fala que quando existe a presença de um inimigo em apuros, que procuremos agir cordialmente. Em outras palavras, oferecer água e comida é uma generosidade de vulto grandioso, de muita misericórdia e também de amor. O que podemos aprender aqui é o seguinte princípio: Oferecer a alguém, aquilo que ainda não se tem. Você me oferece a chance de sermos companheiros eu posso te oferecer cuidado quando você precisa. Não é só dar simplesmente, mas ofertar generosidade, compaixão e não deixar brasas se ajuntarem sobre a nossa cabeça. Ou seja, não ficar dando glórias a si mesmo pelo fato de termos efetuado uma boa ação, mas sim de darmos a outra pessoa, a chance de com o tempo ter também bondade e generosidade com outras pessoas.
Versículo 26 nós vemos que uma pequena contaminação é fator de grande mancha.Quando o ímpio, o incrédulo ou o pecador nos dá conselhos de como vivermos a nossa vida,algo pode não estar funcionando bem em nós. Não significa que não ouviremos as boas palavras desse tipo de gente, mas que possamos “...ouvir tudo e reter o que é bom.” Ou seja, reter aquilo que está de acordo com a palavra e que está indo de acordo com as nossas orações e com os planos do Senhor Deus.
Por último, no verso 28 e tomo essa palavra como referência para mim, não temos defesa, nem estratégias de defesa, nem muito menos uma capacidade de vivermos a vida com retidão, quando ações negativas são externadas e estendidas a outras pessoas. Conter a si mesmo parece uma tarefa de árduo trabalho, mas quando o “pepino” é com outra pessoa, nós rapidamente dizemos: “ Calma, vai dar tudo certo”, porém muitas vezes somos incapazes de dizer isso a nós. Hoje quero colocar isso em prática e dizer a mim:” Calma, vai dar tudo certo.” A palavra diz que “Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam so Senhor.” Então, vamos aceitar esse versículo e começar a dizer que “Deus é bom, o tempo todo. E o tempo todo, Deus é bom.”
Rafael Moreno.
Quando li esse capitulo, o versículo 16 Se você encontrar mel, coma apenas o suficiente, para que não fique enjoado e vomite.
Chamou minha atenção. Nós sabemos que o excesso é ruim, prejudicial., Até a falta dele. Essa palavra deixa claro sobre a moderação nas coisas. O autocontrole é uma parte crucial da obediência à Deus. Compreendemos e já presenciamos situações das quais é melhor pensar antes de tomar qualquer palavra, decisão.
Aprender a controlar a língua é um passo importante no domínio próprio. Pense antes de responder, nunca dê uma resposta sem pensar. Futura Esposa
#25/31