Estudo - Provérbios Capítulo 14
O Versículo 1 faz um chamado importante sobre o papel da mulher em sua casa, pois existe uma certa responsabilidade sobre ela e assim tudo o que acontece na casa passa também pelas vistas da mulher.
Se tomarmos “mulher” no sentido amplo, poderemos estar vendo todas as filhas de Adão que desempenham o papel de filha, de irmã de amiga e nessa condição a mulher se faz como um rochedo, uma base para encaixar aquilo que será depositado em suas mãos, edificando a casa, ou seja, fortalecendo as velhas paredes, dando brilho ao piso, iluminando o ambiente é alguém simplesmente formidável que todos têm prazer em ter por perto pela calmaria e pelo aconchego que ela transmite.
Tomamos aqui a definição de sábia como aquela que escuta que se porta de maneira diferente do que é imposto e que é sensata capaz de prever o que está por acontecer e auxiliar na prevenção ou no tratamento.
A sabedoria de Deus quando constituiu a mulher e a tudo que ela carrega em si, dela ser mais emoção do que razão. Dela ter sido gerada da costela, a responsabilidade de cuidar, ornamentar, auxiliar. Sou abençoada porque Deus permitiu aprender tanto com você. Que Deus continue lhe dando sabedoria para que seja o cabeça e eu seja a sua coroa.
Versículo 1 — A mulher sábia edifica a sua casa, que palavra forte e que visão maravilhosa de enxerga-la num ambiente onde a paz reina, o nosso lar. E como já ouvimos "Lar doce lar" esse primeiro versículo nos deixa claro como essa mulher zela pela família. Ela consegue com amor sincero aliar ao amor e respeito com o Amor mais sincero de todos, o amor pelo nosso Deus. Ser essa mulher sábia não é acreditar em sua própria certeza, mas é ser humilde e estar diante do Senhor pra dirigi-la em tudo o que fizer. Observamos no verso seguinte "com as próprias mãos a insensata derruba a sua".
A insensatez não é simplesmente desagradável; é um perigo para a vida. Assim, a reação prudente a insensatez enraizada é evita-la como o perigo que é.
Neste provérbio há o contraste de quem é prudente e quem não é. A mulher sábia esta concentrada em agradar a Deus. Embora sejamos responsáveis por nossas escolhas, os efeitos destas escolhas se estendem. Por isso Deus nos deixa tantas palavras valorosas dentre elas o cuidado, a atenção, os mandamentos, pois se há dois caminhos um leva a vida e o outro conduz a morte, podemos escolher. Que nos possamos ser sábios com as nossas escolhas, não para fazer "bonito" mas que possamos fazer escolhas certas que satisfaçam o nosso Senhor. Afinal de contas somos seus filhos, e filhos que obedecem seus pais tem vida longa. Quando vejo a responsabilidade que é agradar a Deus com as nossas ações, nossos pensamentos e coração - vejo o quanto precisamos dEle para que a cada dia venhamos conquistar o agrado dele, vejo o quanto precisamos ser humildes e reconhecer que só ele pode nos ajudar, felizmente o Espirito Santo esta basta convida-lo.
Para agradarmos a Deus precisamos escolher, precisamos decidir viver de acordo com seus ensinamentos, com a sua palavra. Futura Esposa
#14/31