Estudo - Provérbios Capítulo 10

Versículo 1 “O filho sábio da alegria ao pai” o comportamento de um filho afeta ambos os pais, felizmente quando somos bons filhos não podemos imaginar o que seria ser um mal filho, acho que a vida toda jamais pensei ser uma má filha, sempre me preocupei em ser respeitada nunca pensei em desobedecer as palavras da minha mãe ou pai (mesmo quando era um não que recebia deles, jamais passei por cima da autoridade que eles exercem sobre mim quando era adolescente não entendia direito o porque de “não poder nada do que eu pedia”.

Hoje como mulher vejo o quanto os pais se preocupam com a gente, com nossas amizades, caminhos que estamos indo ou para onde queremos chegar. Se preocupam com as nossas escolhas para que elas não venham a ser erradas, permitindo um futuro. E só vamos perceber a verdade dessas preocupações (não como dizem sobre sermos pais, eu percebi antes depois dos 23 e mais ainda agora aos 29, graças a Deus meus pais me escutam quando eu digo algo pro bem deles e sei o quanto é importante sermos ouvidos jamais ser desconsiderados, desrespeitados) Mudaria algumas coisas quando for mãe... Mas isso é um futuro.


E como vi uma frase “Os pais tem sua fonte de alegria ou tristeza no filho que demonstra capacidade para a vida”

Depois observamos nos versos seguintes sobre confiarmos na riqueza. A preocupação com a morte, o que será de nós depois se não conhecermos a Deus. Esse Deus que provê necessidades da alma que retribui com justiça aos ímpios.

Bem como o valor que se tem quando não somos preguiçosos, o quão valorizados somos quando trabalhamos e termos conduta sábia, sabendo guardar para os dias maus e não esbanjarmos nos dias fartos.

Versículos 8,13,14 – “Os sábios de coração aceitam mandamento”; “A sabedoria está nos lábios dos que têm discernimento”; “Os sábios acumulam conhecimento”

Muitos dos versículos em provérbios comparam dois caminhos e em todos eles o fato de “andar com sinceridade” obedecendo a Lei de Deus com plano de vida. Deus deixou para nós o livre arbítrio mesmo quando erramos por caminhos mais tortuosos ele ainda nos dá a oportunidade de arrependimento e prosseguir para o bom caminho, o caminho de vida.

Sempre ouvimos a expressão “A boca fala do que o coração esta cheio” , há uma ligação forte com o que guardamos e o que vamos pronunciar. Por essa razão alguns escolhem calar-se em sabedoria, enquanto outros preferem esbravejar. Quantas vezes nós já passamos por situações que não soubemos nos calar, falamos e falamos sem se quer darmos conta do que vai causar no outro. Felizmente temos mais uma chance de observar e atentar ao que dizemos; Chega um ponto na nossa vida que o amadurecimento nos ensina na pratica o quanto é importante sabermos ter paciência, sabermos esperar. Esse esperar não esta ligado a ficar parado, não fazer nada. Saber esperar com sabedoria também esta ligado a nossa intimidade e confiança em Deus, de saber que a melhor resposta virá. Já vivi diversas situações, graças a Deus consegui ver depois o quanto é importante o saber esperar para resolver o que for. Afinal de contas bem sabemos que o ódio é uma arma que o diabo usa para gerar contendas, somos tentados a agir rapidamente quando estamos nervosos, mas a pessoa sábia reage as adversidades com amor, tolerância e o desejo forte de fazer o bem.

Versículo 28 — O justo tem algo por que esperar com alegria; o ímpio não (v. 24).


Cada pessoa vê o caminho do Senhor de forma diferente. A perspectiva de quem vê faz toda a diferença; o caminho do Senhor continua sempre o mesmo, puro. A confiança na sobrevivência definitiva dos justos e no juízo final dos ímpios. Futura Esposa
#10/31