Estudo - Provérbios Capitulo 07
Em provérbios 7 nós entendemos mais uma vez o chamado a sabedoria, a busca pelo entendimento e também a astúcia do mal, em continuar fazendo o mal. Dos versos 11 até o 21 nós vemos a narração de uma situação na qual um jovem saí às ruas sem propósito nenhum e fica vagueando tarde da noite até que se encontra com uma mulher vestida como prostituta. A mulher em questão nos chama atenção pois era casada e se aproveita de uma viagem do marido e da falta de juízo do rapaz para satisfazer o mal que havia em seu coração.
1 – Os simples
De acordo com a Biblia Macartur de estudo em provérbios, simples tem sua raíz na palavra que quer dizer:”Aqueles que tem a porta aberta”. Aqui não é a questão da prosperidade, mas sim aqueles que por serem abertos e confiarem acabam se tornando ingênuos frente a maldade alheia. Só se é ingênuo quando não se conhece e quando se conhece e se pratica o mal, isso passa a ser crime. Os simples carecem de entendimento. Sim carecem, pois a sua ingenuidade os faz serem levados facilmente até onde não podem estar, mas eles não sabem disso, pois lhes falta o conhecimento.
A palavra diz em Mateus 10:16: “Eu vos envio como ovelhas no meio de lobos; portanto sede astutos como as serpentes e sem malícia(simples) como as pombas”.
Jesus estava aqui advertindo os ouvintes sobre como proceder diante dos ensinamentos que são propagados no meio do povo e os adverte como se portar quando os lobos estiverem à espreita. Se aplicarmos esse princípio aqui em Provérbios nós podemos ver que aquele que está instruído em sabedoria e teme os ensinamentos que lhe foram dados, com certeza terão mais discernimento e sensatez na hora de enfrentar um problema como esse.
O jovem segue a mulher mesmo após a mesma dizendo: “...meu marido só chegará após a lua cheia...”. Por quê não se afastar a partir daí? Bom, isso é uma pergunta que podemos fazer a nós mesmos; o rapaz decidiu ir e viver prazeres com a mulher. No verso 14-15 ela diz: “Tenho comigo sacrifícios pacíficos, pois hoje cumpri os meus votos. Por isso, saí à tua procura até que te encontrasse, e agora te achei. ”
A oferta de sacrifícios era uma tradição religiosa disposta em Levíticos 7:11-18, e nesse ínterim a mulher se mostra religiosa dizendo ao rapaz que a acompanhe para que possam se deliciar com os prazeres de uma refeição especial, haja vista que a mulher havia cumprido com as suas liturgias e agora se encaminhava para casa com o resto da carne do sacrifício para se alimentar, cumprindo a tradição.
O rapaz estava no local errado na hora errada e com as ideias erradas e uma vez assim é muito dificil se ater naquilo que é certo, pois aquilo tudo parecia muito bom. Um belo banquete, uma bela mulher uma bela noite de prazeres e o cumprimento da tradição. Estar de olho aberto é essencial, sacrificar um conforto pelo bem maior muitas vezes é melhor do que sacrificar o futuro.
2 – Calibrar a mente
A mente é algo magnífico. Nos leva a criações, ideias, sentimentos, aprendizados e tudo com um simples pensamento. Porém, nos tornamos refém de nossa mente, quando preferimos deixar a mente “mergulhada” em tristeza. Isso não é culpa nossa são coisas que acontecem, acabam acontecendo e nós temos que buscar em Deus a saída para isso. Quando estivermos com a mente calibrada de maneira mais triste ou furiosa podemos tentar correr a Deus, na oração, na leitura, ou simplesmente nos desligar e passar um tempo “off line”. Infelizmente somos seres humanos e precisamos de uma folga, muitas vezes de nós mesmos. No v.26 Salomão adverte que a mulher profana tem feito muitas vítimas, sejam eles homens sábios, simples, trabalhadores ou não, muitos já foram vítimas. É triste vermos isso acontecer, mas acontece! A sabedoria não nos deixa imunes a nada, mas nos dá uma tremenda ajuda quando o assunto é evitar a insensatez.
Aprendemos em Provérbios 7 que ainda que nos aperfeiçoamos em sabedoria, a possibilidade de se esborrachar no papo-mole do mal é muito simples. A Bíblia nos diz em Mateus 26:41: “Vigiai e oral para não cair em tentação. O Espírito está pronto mas a carne é fraca.” O Espírito está pronto para ser derramado, mas a carne é fraca, talvez é fraca para recebê-lo ou é fraca para mante-lo, em qualquer das hipóteses temos a certeza de que a garantia está feita. O Espírito está pronto e a força de Deus se aperfeiçoa na fraqueza, por isso temos a advertência Vigiai e orai!
Rafael Moreno
Em provérbios 7 estamos diante do problema da imoralidade , que também tem solução dita pelo próprio Senhor “Guarda os meus mandamentos”. Nos devemos guardar essas preciosas palavras, esses mandamentos para que tudo vá bem. Deus cuida de nós com zelo.
Tudo o que a adúltera faz é perverso. Ela procura seduzir e mostrar suas ações supostamente boas, fazendo um convite ao jovem que ele não consegue recusar, como você mesmo disse. O convite é feito, mas porque ele não recusa? Porque é tão facil aceitar algo que vem com tantas insinuações sexuais? Chego a pensar no quanto Deus é maravilhoso ao nos afirmar os valores de esperar pelos prazeres depois do casamento, porque esta mulher imoral, e nada menos do que pura perversidade. Ela até sabe quando o marido volta, porque ela enfatiza a falta dele na sua casa? Bom algumas perguntas, acredito que ela não estava tão carente do marido ao ponto de querer se deleitar-se com outro, enquanto sua ausência. Já chegamos a ouvir de mulheres que traem por motivos fúteis, fora as consequências espirituais quando ela o faz. Enfim , do que essa mulher estaria precisando?
Já no V 22.23 — Este trecho emprega varias metáforas desfavoráveis para descrever como um jovem tolo recai na imoralidade. A expressão “como o louco ao castigo das prisões” poderia ser traduzida “como um cervo que pateia até se ver preso”. A ideia é de que o jovem não tem noção do seu destino. Ele é tão insensato que nem tem noção de sua insensatez.
E ele não poderia recusar? Claro que poderia. Mas quando ele se atreve a aceitar essa imoralidade nos remete a que o homem é mais facil de se perder do que uma mulher?! Acredito que não, tanto homem quanto a mulher podem se perder, podem cair. Ambos são carne.
Por diversas observamos na palavra “se afaste” “cuidado” e mesmo assim não demos ouvidos as palavras que tanto nos alertam. Que Deus possa nos ajudar cada dia mais a não aceitarmos qualquer convite que venha nos remeter a queda. Que possamos nos apoiar um ao outro em tudo e qualquer situação.
Por fim, Por meio disso tudo, o Espírito Santo nos ensina, de modo bem claro, que a entrada para o lugar Santíssimo ainda não foi aberta enquanto a parte da frente, que é o Lugar Santo, continuar sendo usada” (Hebreus 9.8)
As nossas partes carnais sempre farão exigências porque a carne é egoísta e quer as coisas do seu jeito, mas não temos que ceder a essas exigências. Podemos simplesmente dizer: “Não reconheço mais você; você não tem autoridade sobre mim”.
Quando tomamos esta posição e não cedemos às exigências da vida carnal, estamos honrando a Deus e nos tornamos capazes de desfrutar a Sua presença. A mensagem de hoje é fácil: “Diga não a si mesmo e sim para Deus”. A Bíblia diz que estamos mortos para o pecado.
O pecado não está morto; ele vai sempre tentar nos atrair, mas podemos dizer não! Futura Esposa. #07/31