Estudo - Provérbios Capítulo 06
Sermos fiador de alguém é uma tarefa que exige um nível de relacionamento muito profundo e seguro, de confiança e sólido ao ponto de dizermos que aquela pessoa é alguém que temos uma forte e sensata relação. Não me refiro a fiador no sentido econômico ou financeiro, mas Salomão no decorrer de Provérbios, nos ensina a usar a sabedoria a ouvir a instrução do pai e atar ao peito, numa forma de ostentar e de nos orgulharmos ou numa forma de nos fazer recorrer a lembrança dos ensinamentos sempre que necessário e aqui falamos bem firme na questão de “Representar alguém”.
Vejamos um exemplo: Um amigo vem até nós contar uma triste história, a qual nos ouvimos e damos ao amigo uma palavra de conforto, porém o amigo quer que nós saltemos a frente e tomemos a postura dele (Já fiz muito isso e me decepcionei... Não sei porquê sendo que eu estava errado.) Quando somos fiadores, ficamos agora responsáveis pelos problemas daquela outra pessoa, mas se o problema é dele, então ele que lide, nós temos que ficar de fora, auxiliando a pessoa, com orações, palavras de ânimo, fortalecimento, algumas vezes tendo que até mesmo dar um choque de lucidez na pessoa, seja mostrando as consequências dos erros, seja o “Bem feito”, seja num abraço dizendo que tudo vai ficar bem.
Nossa vida é preciosa e quando colocamos um estrangeiro, um estranho ou alguém que não é do nosso convívio, em uma posição mais elevada do que nós, podemos estar vendo um problema e esse problema gera um vício no corpo, uma necessidade de tomar o lugar de outras pessoas e viver suas vidas, mas esquecendo de si mesmo, tal ato nos leva a perdermos uma parte de nós, dos nossos sonhos, dos nossos sorrisos, das nossas esperanças e ao final, não restará nada a não ser tristeza.
1 – Não tome o lugar de outro
O Espírito Santo é uma entidade que não precisa de fiadores e tomar o lugar dele é muito simples, pois ele nos deixará conduzir nossas vidas. Se tem faltado direção em nossas vidas, talvez esteja na hora de orarmos e pedirmos sonhos, desejos, alegrias ou o que quer que seja, que nós não consigamos mais sentir ou viver. Cada um vive seu cada um e nós damos força, pois o esforço para um estranho quase sempre resultará em nada, já aquele feito pelos “nossos” sejam eles amigos, parentes ou outros podemos nos dar cada vez mais uns pelos outros. Falamos em um ente humano, mas e o Espírito Santo, estamos querendo ser fiadores
2 – A formiga
Um inseto, capaz de levantar o dobro de seu peso e que faz provisões para uma estação completa, aprovisionando tudo o que é necessário para assegurar a sobrevivência da colônia isso é claro, sem perder o conforto ou a vontade de trabalhar. As formigas se aquecem e guardam energia para o próximo round, pois até nisso elas pensam.
Provisão é a palavra- chave para o futuro. Se é o inverno o que vamos precisar guardar, o que teremos que armazenar e como ou onde será que vamos ficar, precisamos adaptar a toca, precisamos aumentar as casas? Talvez esses pensamentos corram a mente de uma formiga. Toda elas trabalham com exceção da rainha. Todas vão em busca, alguns lutam, outras são mais curiosas, mas todas elas sabem o que virá pelos dias que se sucedem e enquanto a preguiça não é vencida, talvez a formiga nunca saia do lugar, mas se ela se move, logo verá outras formigas trabalhando, carregando, obedecendo e vivendo. Sempre há um inverno para se aproveitar e a provisão é a chave para vivermos esse inverno.
3 – O que estamos despertando?
Em nossa cultura a mulher é tida como o ente que deve seduzir e o homem é o ente que sempre caí nas seduções, porém, a mulher desenvolve um papel muito forte na vida do marido que é a de cuidar dele e amá-lo, lógico que essa é uma tarefa que deve ser compartilhada com o amor mútuo, mas a Bíblia nos ajuda a entender algumas funções específicas para a mulher, como por exemplo a maneira de se portar, ou o fato de continuar “jovem” na alma, uma “...gazela que corre” ou de ser virtuosa no trato da família e tais coisas auxiliam a construção de uma casa livre de rancores e raivas.
Rafael Moreno.
Vejo o quanto somos responsáveis pelo nosso relacionamento, não digo apenas amoroso, digo secular, trabalho. Onde há pessoas, há relacionamento acontecendo. Eu também enquanto estava lendo sobre “Representar alguém” lembrei do que precisamos quando vamos fazer um cadastro de compra, entre os requisitos tem o tópico “Referencias” (as vezes é difícil termos uma, e a loja costuma pedir três). E o que pode destruir um relacionamento “falta de confiança”. Se não confiamos, não temos relacionamento. E fico pensando que há pessoas que fazem de tudo pra perder. Das amizades que já tive, aprendi muito com algumas delas, sempre soube da importância que é cuidarmos desse “Representar” de sermos referencia boa para o próximo. Não penso de sermos exemplo, acho que não há melhor exemplo do que Jesus, só ele. Ao fazer a leitura muito me chamou a atenção Provérbios versos 16-19 diz: "Seis coisas o SENHOR aborrece, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos."
Olhos altivos são olhos elevados, altos, arrogantes, orgulhosos e presunçosos. Deus sempre condena a arrogância dos homens, pois ela contraria a sabedoria divina
Língua mentirosa é simples de ser reconhecida, afinal de contas é a mentira. Sempre soube o que a mentira causa, mas tive mais certeza depois quando olho para certas situações que já vivemos, não há nenhum bem em mentir, acho que se esforçar com a verdade por mais difícil que em alguma situação ela seja. Passei por isso algumas vezes, estou ciente.
Mãos que derramam sangue inocente (aqui me faz lembrar da injustiça) violência com as próprias mãos, não vejo em nenhum momento Deus mandando nós resolver o que seja por conta própria, pelo contrário ele diz que é pra colocarmos “tudo” nas mãos dele, pois ele é justo.
Coração que trama projetos iníquos, quantas pessoas tentam o tempo todo prejudicar o próximo, nos não estamos imunes a isso, mas diante das maldades que vemos por aí, que não sejamos alvos “fáceis” para esses corações; Há tanta injustiça no mundo que pessoas boas ficam desesperadas
Pés que se apressam a correr para o mal - Deus nos criou para servi-lo. Não pensei apenas em correr depressa deste mal, mas afastarmos o máximo que pudermos. Nessa lista de coisas que Deus aborrece, os primeiros cinco itens, descrevem parte do corpo humano como olhos, língua, mãos, coração e pés.
Testemunha falsa que profere mentiras, outra vez somos alertados sobre a mentira, bem sabemos que o pai da mentira, é o Satanás. E diante disso vejamos o alerta para esse fato, a mentira não é toda como uma brincadeirinha, e sim algo sério que trás consequências graves.
O que semeia contendas entre os irmãos - há pessoas que sentem necessidade de "proferir palavras malditas, sementinhas o mal falando" e por aí já sabemos como fica depois, as vezes a gente chega a pensar como alguns conseguem trazer tanta infelicidade com a própria língua.
Louvado seja o nome do Senhor pelo que estamos semeando, aprendendo juntos como casal hoje de namorados. Quando amamos procuramos evitar situações desconfortáveis, é um desafio diário e mútuo. Deus nos ajude a viver livre das "iguarias do mundo".
Contendas são fáceis de começar e difíceis a terminar. A melhor maneira é evitar! Futura Esposa
#06/31
#06/31