Estudo - Provérbios Capítulo 05

O versículo 18 - "Portanto, alegre-se com a sua mulher, seja feliz com a moça com quem você se casou". 

O bom dessa passagem é desfrutar a vida com a mulher que se ama. Os enganos são sutis e bem traçados. Eu já cai neles e já me manipulei a acreditar que o engano/ ludibriação era bom, me fazia bem...era amor. Não era. Não era nada, a não ser dor.
O versículo 19 dá um conselho muito bom. Fartar de prazer com a gazela amorosa ou corça que é a amada esposa.
Versículo 20 nos faz um desafio. Nos faz questionar justamente aquilo que parece bom na mulher enganosa. No versículo 20 Salomão faz um apelo e ainda nos leva a questionar a razão do homem estar indo num caminho que não deve. A mulher enganosa sendo no texto uma boa metáfora pois fala diretamente com o homem. O engano parece vir direto ao homem. Se derruba-lo, derruba sua família. Mas se tratarmos "homem" Como ser carnal o engano pode alcançar a todos e aí o auto- questionamento com sabedoria divina ajudará o "homem" a ver onde está se Metendo. 

A cada dia mais esse estudo vem nos mostrando a direção certa. Tudo o que ansiávamos aprender juntos esta acontecendo e felizmente estamos sendo guiados pelo Espirito Santo de Deus. Como você destacou o versículo 19 eu também atribui uma atenção graciosa nele é a confirmação de que as nossas expectativas estão indo certas, estamos diante de mais acertos do que erros, estamos diante de sentimentos e novas decisões. 


Eu tive algo especial com Deus, quando me dispus a fazer o proposito na palavra que se encontra no livro de Isaías 06 - vejo que para ser amor precisamos ser responsáveis de cada pensamento assim como de cada ato, e se formos obediente e cativos a Deus, temos mais forças para caminhar sem desanimar. como casal que está usando da sabedoria para avançar. Porque Deus já nos abençoou, quem pode atrasar isso somos nós. Por isso destaquei a palavra “responsabilidade” aliada com a palavra AMIGO . Me sinto honrada de ser a sua amiga.. E você ser meu amigo, aquele que me ouve, aquele que tem uma palavra para me confortar, alertar. Não estamos presos apenas ao presente de cada dia, estamos olhando para o futuro, para o alto ;


Eu aproveitei para buscar um pouco mais, encontrei :


A expressão “fonte de água” refere-se à fonte de gratificação sexual. É abençoada no sentido de que o sentimento de amor romântico e êxtase entre um casal é dádiva de Deus. Tal intimidade, porém, deve restringir-se apenas ao casamento. Seja bendita a sua fonte! Alegre-se com a esposa da sua juventude. No dia do casamento, o homem e a mulher prometem solenemente amar um ao outro e permanecer fiel


Para fortalecer o vínculo conjugal, não deve ser despercebido o valor do conhecimento, da sabedoria e do discernimento. Provérbios 24:3, 4 diz: “Os da casa serão edificados pela sabedoria, e serão firmemente estabelecidos pelo discernimento. E pelo conhecimento se encherão os quartos interiores com todas as coisas preciosas e agradáveis de valor.” Entre as coisas preciosas bem presentes num lar feliz estão qualidades como amor, lealdade, temor a Deus e fé. Para adquirir tais qualidades é preciso ter conhecimento sobre Deus. Os casais, portanto, devem ser bons estudantes da Bíblia. 


E que importância têm a sabedoria e o discernimento? Resolver bem os problemas do dia-a-dia exige sabedoria, a habilidade de aplicar o conhecimento bíblico. Quem tem discernimento entende os pensamentos e os sentimentos do cônjuge. (Provérbios 20:5) ‘Filho meu, presta atenção à minha sabedoria’, diz o Senhor, por meio de Salomão. “Inclina teus ouvidos ao meu discernimento.” — Provérbios 5:1.


Nenhum casamento é perfeito. A própria Bíblia diz que os maridos e as esposas terão ‘tribulação na carne’. (1 Coríntios 7:28) Ansiedades, doenças, perseguição e outros fatores podem causar tensão no casamento. Ao surgirem problemas, porém, os cônjuges devem lealmente procurar juntos as soluções, buscando agradar o Senhor. 

Por que se pode dizer que o amor romântico entre marido e esposa é abençoado? 

Rafa, se estamos pensando em uma resposta Bíblica, então precisamos nos lembrar que o amor se aperfeiçoa entre homem e mulher, ou seja, casados. Pois a união está em acordo com a vontade do Senhor. 

Eva, Não deixo de pensar, o amor é responsável! 


Quando existe um compromisso entre os dois, homem e mulher, e esses dois são reconhecidos diante de Deus o amor está em concordância e o casal é o responsável por manter o amor funcionando. Futuro Esposo.
#05/31