Estudo - Provérbios Capítulo 04

O provérbio segue a doutrina da instrução. No V 1 já existe um chamamento:”Filhos, ouvi a instrução do pai e ficai atentos...”. Para termos entendimento precisamos nos esforçar em buscar tal entendimento. Salomão nos versículos iniciais dá uma declaração de que na companhia de seu pai ele aprendia e entendia nos ensinamentos de seu pai, que a sabedoria era a chave para escapar os enganos do caminho. 

Não é de hoje que percebemos quão valioso é ouvir as instruções do Pai. Em nenhum capitulo da bíblia observamos o Pai ensinando o filho a um caminho de perdição, pelo contrário é sempre um caminho de vida, de luta, jamais encontrei das leituras que fiz um Pai deixando de ser pai porque amou, porque sacrificou, porque ensinou. Vejo que o Pai esta fazendo aquilo que o “Pai” dele assim o fez. 

Talvez a sabedoria ou até mesmo os ensinamentos que aprendemos fujam de nossas mentes quando estamos no mundo real. Salomão estava na companhia de seu pai, mas não o teria para sempre e quando estivesse sozinho ele teria que lembrar daquilo que lhe foi ensinado. Como exemplo temos o V 5”Adquire sabedoria e o entendimento; não te esqueças nem te desvies das palavras da minha boca.” 
Interessantemente Davi exorta Salomão a utilizar todos os seus bens na busca da sabedoria, ou seja um rei ensinando ao seu filho como se tornar mais entendido e não mais rico. A família burguesa ensina seus filhos a adquirirem mais lucros, os trabalhadores ensinam seus filhos a trabalharem e a se dedicarem em todo trabalho que forem fazer, mas Davi ensinou Salomão a investir tudo o que tinha para ganhar sabedoria, ou seja usar o tempo, bens e mente(entendimento) na caça da sabedoria. 
No V.11 ele declara que lhe foi ensinado o caminho da sabedoria; esse caminho da sabedoria tem as estradas da justiça. Mesmo instruídos, nós ainda tentamos seguir caminhos muitas vezes que não são bons, que não dão vida, que não nos trazem honra, ou que nos levam a ter falta de fé, ou tristeza. 


Algumas vezes já passamos por situações e momentos que não queríamos ouvir os conselhos do nosso. Quem nunca passou por isso?! É engraçado que só percebemos o valor desses conselhos e ensinamentos a medida que vamos amadurecendo, crescendo. Talvez seja as responsabilidades que nunca eram bem vistas, passam a ser vividas. 
E na pratica bem sabemos que não é simples ou fácil. É feito. Não gosto da sensação de “Poxa poderia ter ouvido meu Pai” - Lembro de dado momento ele ter falo “filha, você ao invés de gastar o seu dinheiro, abre poupança pra você, na época recebia um valor mensal no magistério”.
Não o escutei e hoje tento colocar em pratica esse ensinamento. Passados os anos percebi quão valioso é seguir o conselho, se é do nosso pai melhor ainda. 


Davi disciplina Salomão a não esquecer do que lhe foi ensinado, pois em face muitas vezes da prosperidade da injustiça dos que fazem o mal, nós também nos sentiremos tentados a fazer o mesmo, para que também possamos ser prósperos, ou seja, nosso conforto, não que seja ruim ter um pouco de conforto, mas quando esse beira as raias do orgulho, arrogância e do roubo, alguma coisa não parece estar tão boa. Este é um bom exemplo para entendermos a razão de mantermos a sabedoria “atrelado ao pescoço”. Já percebeu que toda vez que você usa um colar ou cordão, temos a tendência de esfrega-lo com as mãos? Se o mesmo tiver um pingente nós o passamos por toda a extensão do cordão, muitas vezes quando pensamos, ou estamos nervosos ou simplesmente “pensando”. 
Não é coincidência o fato de Salomão comparar a sabedoria ao cordão, pois quando experimentarmos as situações acima, poderemos recorrer ao “pescoço” e “tocar” o colar até que nos acalmemos, ou alcancemos uma solução para um pensamento intermitente. Quando estamos apegados a sabedoria nossa vida começa a estar cheia dela pois sabedoria é vida, como visto no versículo 13. 

Imagine um copo vazio! Esse copo foi feito para comportar um líquido, ou até mesmo um sólido. Um recipiente vazio que foi feito para comportar algo e assim somos nós e cada aspecto novo de nossa vida. Precisamos encher nossa vida e cada aspecto dela com sabedoria, pois a vida sem instrução gerará falta de saúde espiritual, nossa fé não terá vida, não será abundante, nosso Espírito será abatido, não teremos força para sair do lugar, seremos os mesmos cristãos que se sentamo nos bancos e não aprendem nada novo sobre a Bíblia, Deus ou Cristo, nossa vida emocional ficará vazia, não haverá alegria, otimismo, ou um sorriso, pois a culpa irá nos consumir vivos. 

O caminho dos justos é como a luz da aurora. Essa começa fraca e vai se intensificando até o ponto de ter várias cores brilhando no ar. O justo é aquele usado para definir alguém que anda corretamente. Muitas vezes isso pode ser verdade, mas se vermos assim, teremos que crer que tudo é perfeito e a carne não é perfeita. Mas o justo se dobra, pois sabe reconhecer o valor do arrependimento, do perdão e do amor, ou seja, mesmo após ter errado, sabe reconhecer seu erro e sabe se arrepender por ele e sabe não comete-lo mais. Asssim também podemos faze-lo, tendo em mente de que a capacidade de arrependimento é a mais pura prova de amor e sabedoria que temos em Deus. Os avisos à termos atenção a essas palavras (instrução do pai) sáo constantes durante o capítulo 4, ou seja, termos nossa atenção em Deus é algo sério.

Guardar o coração, pois dele procedem fontes de vida. Coração é o centro das emoções. A psicologia chama isso de PSIQUE ou seja o lugar onde reside a alma e alma é a consciência que você tem de você e das suas emoções. Se guardarmos o coração naquilo que merecemos talvez tenhamos muitos dissabores. Se as palavras de instrução estiverem no nosso coração, vamos ter um bom lugar para guardar nossa emoção e a qualidade de nossa vida. Ter qualidade de vida é algo que todos queremos. Uma casa ampla, belos filhos, bons empregos e nada disso é ruim e temos mesmo que buscar isso, mas não ao ponto de nos perdermos.
Uma breve história vai nos ajudar a ilustrar isso: Um homem um dia pensando sobre a sua vida decidiu que iria trabalhar dura e arduamente( como se ninguém já tivesse pensando isso) para juntar um bom dinheiro e quando chegasse em seus 50-60 anos ele iria desfrutar de todo o seu dinheiro e iria viver. Pois bem, o homem fez isso, deixou seu conforto de lado, não dava muita atenção em casa mas isso não chateava sua família. Ele trabalhou, trabalhou e trabalhou. Quando chegou o dia de se aposentar ele foi no seu trabalho, assinou tudo o que tinha que assinar, recebeu tudo o que tinha que receber e foi saindo do local. Ao cruzar a rua um caminhão veio e PIMBA! 
Muitas vezes a gente desenha uma bela vida, uma bela história e um caminhão acaba com todos os planos.

Muitas vezes desenhamos, pintamos e até bordamos uma vida. Traçamos o fim dos estudos, traçamos o emprego, o que faremos com o primeiro salario.. Mal sabemos que a realidade dos fatos é outra. Que esquecemos das dificuldades, que esquecemos que nem todo mundo pode te ajudar.. Que vai demorar algumas portas se abrirem. Que reconhecemos que só Deus pode fazer e faz no tempo dele, nem sempre é o nosso (imediatista) . Sempre tive medo de escolher errado, a profissão (O que queria ser quando crescesse) Comecei tudo bem tarde na vida.. Aquele amor dos meus pais me protegendo do mundo (enfim, sofri um pouco com o mundo lá fora, além da minha casa) Sofri muito quando o medo de mudar de emprego (poderia ou não ser a melhor opção) 

Graças a Deus hoje peço orientação ao Senhor em tudo que faço, farei. Do simples acordar ao deitar, do comprar e pagar… De quando eu não sei o que e como fazer, Ele sempre me diz. Das dificuldades que tenho até hoje - Medo que só Deus pra tirar. Mas graças a Deus aprendi muito “chorando” sobre guardar o coração, os sonhos, as amizades, a vida nas mãos dele. De olhar para o futuro não como incerto. Mas como algo que eu sei que é Deus que fará por mim. A cada dia tenho me esforçado a vencer esses medos do “Se” (estou na profissão certa, isso vai garantir um futuro sem tantas necessidades) são pensamentos que vez ou outra peço a Deus pra afastar, porque aí estaria deixando Ele de fora.. Só quero obedecer seus ensinamentos. 
Tem dias que acordo já agradecendo Deus obrigada por este dia. 

Que possamos submeter nossos pensamentos a autoridade de Deus, Futura Esposa.

#ouvir #obedecer #04/31


Ps: Na cor preta, Rafael Moreno (Amado Esposo, Pastor e Teologo),
Em azul, Eva Moreno (Serva de Deus, Amada Esposa)