Estudo - Provérbios Capitulo 02
O trabalho do Espírito e o valor da sabedoria.
O texto inicia com quatro condições, quatro “SEs” que a priori parecem querer desencorajar, mas o que se passa é que essas condições servem para ensinar a valorar a sabedoria. Sabedoria é algo que se encontra amontoado sobre a palavra “sucesso”, se você tem sucesso, você é sábio, porém não é esse o papel da sabedoria visto que ela é algo que vem do Senhor Deus.
Se a sabedoria vem dele, então também a sensatez, a retidão e a justiça vem de Deus. A Filosofia busca a sabedoria desde sua existência, apesar das aplicações práticas de pequenos conceitos, a Filosofia ainda não alcança o que é a pura e verdadeira sabedoria. A Sabedoria vem do Senhor (v6).
Saber valorar a sabedoria é como buscar metais preciosos, ou seja, exige mineração e uma bem feita, pois a prata se encontra junto ao chumbo e por mais resistente que esse último seja, pouco valor tem o mesmo se comparado com a prata.(v4)
A sensatez divina é como um escudo (v8) às atrocidades do orgulho e da ganância, que aos poucos minam a integridade, destroem o relacionamento com o Espírito e também a moral.
Tendo sabedoria consolidaremos em nós aquilo que é justo, direito e certo e também aprenderemos os caminhos do bem (v9) aqui podemos fazer uma correlação com Filipenses 4:8 “Tudo o que é puro, reto justo...se algum louvor há e se alguma virtude há, nisso pensai.” para alcançarmos esses pensamentos, ou seja, para fazermos isso tudo como base de nossas vidas, ou como nossa “Filosofia de vida”, precisamos entender que a busca a Deus nos mostrará o caminho certo para acharmos sabedoria e nós, teremos consciência dessa sabedoria, quando essas nossas convicções forem testadas, não que sairemos pedindo a Deus que nos teste, mas ele sabe quando será apropriado nos testar, pois, não adianta nos prepararmos e esperar que Deus nos coloque na prova, mas ele nos mostrará onde esta, vai nos levar a dizer e o que fazer e se formos sábios se ouvirmos aquilo que ele está a nos ensinar, teremos bom senso, estaremos livres do caminho dos perversos, da mulher enganosa. Se formos sábios para escutarmos aquilo que Deus está a nos dizer em alta-voz com a disseminação de sua sabedoria, seremos justos, retos, sensatos ou seja, nossa vida será plena nele e somente nele.
Podemos usar como exemplo a vida de José, que era um rapaz mimado e ainda por cima fofoqueiro, mas tinha uma disposição de coração a se dobrar diante de Deus e quando foi vendido como escravo, trabalhou na casa de Potifar, que franqueou a ele tudo o que ele tinha e José administrava tudo isso com maestria. José nunca trabalhou, nunca administrou, mas ele tinha paz com Deus, ele tinha uma vida integral. José fazia o seu melhor, sem questionar a Deus aquilo que havia chegado nas mãos dele. Aqui podemos lembrar de Eclesiastes 9:10 “O que as suas mãos tiverem que fazer, que o façam com toda a sua força.” O relacionamento com Deus e com seus ensinamentos é algo sensível, não da parte dele, mas da nossa. A nossa parte sensível se quebra quando a vida foge do nosso plano e isso gera em nós medo que gera stress que gerará fadiga e raiva daquilo que não aconteceu, ou as vezes até mesmo raiva do Senhor. A retidão anda de mãos dadas com a sensatez que é filha da sabedoria e essa relação não pode se quebrar, caso contrário não haverá tanta saúde na vida Cristã e nem nas relações.
Estar aberto ao Senhor, à sua sabedoria, guardando as palavras dele no coração e buscando a sabedoria com esforço, nos ajudará a termos mais sensatez e integridade naquilo que vamos fazer, mas lembremos de que “Pois quem dá sabedoria é o senhor.” (v6)
Por Rafael Moreno.
Quando você mencionou o v6 eu já havia separado esse verso em especial. Porque se Ele nos dá, porque vamos recusar? Porque vamos agir de forma contrária? A sabedoria pelo que estou vivenciando a cada dia, é na pratica. É em cada vez que discutimos (nossas ideias) vejo o quanto Deus esta conosco. Vejo o quanto estou aprendendo. Nem sempre preciso concordar com você, assim como você comigo, podemos sim esclarecer pontos mais difíceis. Por isso, percebo a colaboração daquilo que compreendi, do que venho buscando compreender. Não quero falar nada que não venha (sido tocado pelo Espirito Santo); Não quero somente falar, quero viver contigo essa sabedoria;
V 9,10,11- Então você entenderá o que é justo, direito e certo, e aprenderá os caminhos do bem. Pois a sabedoria entrará em seu coração, e o conhecimento será agradável à sua alma. O bom senso o guardará, e o discernimento o protegerá.
Quando li esses versículos me perguntei “Estamos dispostos a obedecer a verdade que aqui o Senhor nos fala”? Não é apenas afirmar que “sim”, eu quero o dispor na prática. Pois se é caminho justo, direito e certo, um caminho do bem. Porque encontramos tantas dificuldades para percorrer esse caminho?
Rafa: Essa parece ser uma das partes mais complexas de seguirmos. O que você tem feito que tem te ajudado a seguir esse conselho?
Tenho permitido o Senhor falar conosco. Principalmente comigo. As vezes estou pensando em algo, Deus vem e confirma quando nós conversamos. Quando entramos em acordo sobre aquilo que estamos sentindo e pensando. Só tenho que agradecer a Deus por estar juntos, pelo apoio e pela conversa que vem avançando ao entendimento. Conhecimento que nunca esqueceremos. É de mãos dadas que vamos mais longe!
- O que estamos buscando hoje? Acredito que seja a sabedoria para tomar decisões.
Palavras simples e bom senso nos dão direção para o dia a dia. Ouçamos os conselhos e cresçamos em sabedoria. Não para sermos cheios de si, mas para sermos cheios do Espirito Santo. A sabedoria de Deus é superior a todas. Futura Esposa
#02/31
#02/31