Estudo - Provérbios Capitulo 26

Aristóteles uma vez disse: “Tratar os iguais como iguais e os desiguais na medida de sua desigualdade”. Essa frase reflete bem aquilo que lemos no versículo 5 de Provérbios 26. Dada a importância desse ditado de Salomão, até Aristóteles resolveu copia-lo quando produzia a sua “Política” O sábio consegue falar múltiplas línguas, consegue tratar a todos e ainda por cima adquire mais sabedoria. Assim também somos nós. 
Eu tenho uma maneira muito autoritária de dizer ou pedir as coisas em certos momentos, isso é algo que eu tento controlar as vezes, mas normalmente sai com muita naturalidade e algumas pessoas ficam bem ofendidas com isso. Não é dificuldade falar a “língua” de outras pessoas, mas eu sempre tento faze-las entender a minha “língua” e isso as vezes não dá muito certo com essas pessoas. Temos que achar uma forma simples, ou menos complicada, ou até mesmo “mais doce” de falar com aqueles que estão ao nosso redor. Deixemos a nossa “língua” para usar entre nós, mas sejamos sensatos no tratar com outros, assim alguns aborrecimentos serão evitados. 

Devemos manter nossa solidez e caráter no nosso falar, falar “melhor” com alguém, não significa que vamos aceitar tudo calados e nem que vamos confrontar. Podemos fazer tudo isso, mas de uma forma sutil, que faça a pessoa absorver aquilo que falamos. Por exemplo evitar o tom de voz mais autoritário, ou iniciar a frase com: “ Fulano, por favor, você poderia tal coisa?” Um tom de voz suave uma expressão simpática e um sorriso podem ser úteis nesses momentos. Quando a situação requer um tom mais enérgico, sejamos enérgicos. Coisas do tipo “Olha, o que você fez não foi benéfico para todos.” Ou então: “Acredito que se você tentar de novo, conseguirá tal coisa.” Esses macetes do dia a dia nos ajudam a evitar aborrecimentos.

Rafael Moreno.




Ja descobri muitas coisas diante das conversas com ou sem conflitos. Eu estou aprendendo a lidar como o nervosismo (tenho ainda muita dificuldade para lidar, estou me esforçando) não sei ficar nervosa… Não sei agir sobre gritos e brigas porque nunca vivi num ambiente assim. Tem discussões de pontos de vista mas nunca cheguei a viver situações tensas de agressões; Graças a Deus por isso. Tenho um lar de paz. 



22 As palavras do caluniador são como petiscos deliciosos; descem saborosos até o íntimo.


Ao longo desse capítulo somos alertados para tomar cuidado com as pessoas negativas, que sempre estão dispostas a ferir. O insensato, o preguiçoso e a fofoca que nada trazem de proveitoso.



Se você não pode ajudar a mudar, é melhor se afastar das pessoas que têm atitudes negativas.  Futura Esposa.

#26/31