Série de Estudos - 03 Universo

Qual é a obra da Criação ? 

A obra da criação é aquela pela qual, Deus fez todas as coisas do nada, no espaço de seis dias, e tudo muito bem.

Ref. Gn 1; Hb 11.3; Sl 33.9; Gn 1.31.

Cristianismo - Criado por Deus com o propósito de demonstrar Sua glória, mas sofreu a queda junto com a humanidade. Trata-se de um sistema aberto (Deus intervém). 


Deísmo - Deus criou o universo, mas deixou o funcionar por conta própria. Este não é decaído ou anormal. Trata-se de um sistema fechado (milagres não são possíveis). 


Naturalismo - O cosmo existe como uma uniformidade de causa e efeito em um sistema fechado, que ainda não compreendemos muito bem. 


Niilismo - Não há sentido no cosmo. O acaso foi o gatilho que levou o surgimento de tudo e ele não possui causa, propósito ou direção.


Existencialismo - O universo é composto apenas de matéria, porém para o ser humano a realidade se apresenta em duas formas subjetiva e objetiva. 

Panteísmo - A alma de cada um e de todo ser humano é a alma do cosmo. 

Nova Era - O cosmo, embora unificado no eu, é manifesto em duas dimensões; O universo visível que é acessível por meio da consciência comum; E o universo invisível ou mente expandida, acessível por estados alterados de consciência. 


Pós-modernismo - Não é possível saber de nada sobre o universo, pois não há conexão conhecida ou conhecível entre os que nós pensamos e dizemos com o que na realidade existe. 






- Breve Catecismo de Westminster


Fonte:Conselhos para meninas.