Discernimento Espiritual – Como saber qual é a Vontade de Deus – Parte 1
A cena a seguir não é nova, acredito que muitas de nós já passamos por ela, onde nos deparamos com a página de busca na internet aberta, perguntando o que deveríamos fazer em determinada situação. Você já não sabe mais onde procurar respostas para um vício, uma luta, desobediência constante de seus filhos e digita: “É pecado…”, “Como agir quando…”, “Como lidar com …” e assim por diante?
A internet e tecnologia vieram de forma a nos ajudar em muitas coisas, mas ao mesmo tempo tem prejudicado grandemente a nossa relação com Deus e a intimidade que Ele deseja ter conosco. Nos tornamos preguiçosas em nossa busca por respostas em Deus. Mas porque isso acontece?
Durante boa parte de minha vida fui dependente espiritualmente. Até certa idade, eu nunca me preocupei em ir até a Bíblia pois, ao perguntar para as pessoas em quem eu confiava o que elas entendiam ser a vontade de Deus para determinada situação em minha vida, eu teria a confirmação necessária. E esse comodismo de ter as respostas de forma rápida e eficiente tem tomado a vida de muitos cristãos. Quantas perguntas fazemos para outros que deveriam ser feitas a Deus e apenas confirmadas através de outros? ( Provérbios 11:14)
Karen Avinelis no Capitulo 4 do livro Mulheres Aconselhando Mulheres, de forma muito sábia nos confronta com a realidade de que muitos de nós temos sucumbido aos modismos e tendências que oferecem muitas promessas, mas no fim, permanecemos vazias. Não sei como você chegou até aqui, mas muitas vezes através de uma busca na internet para um problema que estamos enfrentando, temos acesso a diversas respostas, que confundem nossas mentes e complicam nossas vidas, tentamos colocar em prática diversas soluções apresentadas mas quando percebemos, estamos novamente perdidas… Decidimos não assistir a determinados filmes, pela orientação que outros receberam de Deus e assim, não temos um posicionamento real e baseado na Palavra e sim migalhas. É errado aprendermos de outros? Não! Mas não termos um posicionamento firme nos torna instáveis e sob pressão sucumbimos.
Existe uma necessidade inerente de distinguir entre o certo e o errado e é necessário percebermos o erro onde quer que ele esteja, não importa o quanto escondido e obscuro ele seja. Por vivermos em uma era digital, temos mensagens que vem em nossa direção nas diversas redes sociais que fazemos parte, e a única forma de não se perder nesse meio, é sendo uma filha de Deus que ora e procura esse discernimento no único lugar confiável e inerrante: A Palavra de Deus.
“Toda escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça. ” 2 Timóteo 3.16
Por diversos motivos, entendemos que é mais fácil encontrarmos as respostas necessárias em outras fontes como livros, sites etc. Abrimos nosso coração por mensagens em páginas na internet pois ali nos sentimos seguras para receber a orientação sem nos expormos, no entanto, as verdades de Deus são sempre relevantes e nunca nos levarão a um caminho errado. Sua Palavra nos foi dada para que vivamos por elas, e é através dela que recebemos o treinamento para distinguir entre o certo e o errado. Através desse tema, iremos aprender a ter ferramentas que nos capacitarão a crescer e sermos mulheres maduras e espiritualmente perspicazes.
Mas, o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, tem as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal. Hebreus 5:14
A resposta se nossos filhos devem ou não assistir determinados filmes, se vamos ou não a determinados lugares, se lemos ou não alguns livros, não deve vir primeiramente do que outros pensam a respeito e sim através da Palavra de Deus. E somente aprenderemos a discernir com o estudo constante e minucioso daquilo que realmente importa, a Palavra de Deus. A sabedoria do Mundo é falha, não podemos confiar nela, e na Bíblia, nosso Manual de Instruções para a vida, encontramos as respostas necessárias quando nosso sistema de alerta se ativa.
O DISCERNIMENTO E O ESPÍRITO SANTO
No caminho em busca do discernimento, é preciso tomar um grande cuidado para não nos tornarmos legalistas (quando distorcemos a Palavra de Deus de forma a coincidir com os nossos pensamentos) e não julgarmos e nos pronunciarmos de forma maldosa contra aqueles que pensam e escrevem de forma errônea. Apenas através do Espírito Santo, que é nosso Ajudador e Conselheiro, podemos passar por esse processo. Ele é essencial. Uma coisa importante: não existe discernimento sem o novo nascimento. Sem o Espírito Santo o discernimento espiritual bíblico nunca será nosso. Teremos apenas o conhecimento e sabedoria humana, a qual não é o suficiente para caminharmos rumo a vontade de Deus.
O PENSAR BIBLICAMENTE
Deus nos chama para o crescimento constante no uso do discernimento espiritual de acordo com 1 Coríntios 2:12-16:
Delas também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana mas com palavras ensinadas pelo Espírito (v.13)Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura. (v.14)
Precisamos como mulheres largar a preguiça de buscar na Bíblia a sabedoria, Karen Avenalis diz que isso envolve pensar biblicamente sobre todos os aspectos da vida diária e todo acontecimento no mundo ao nosso redor (Rm. 12.2). Precisamos pensar na realidade do evangelho, no poder de Deus em todos os momentos da vida. Uma vez nascidas de novo e transformadas pelo poder do Evangelho, Deus requer de nós a permanência firme contra os ataques e descansar no poder do Senhor Jesus. O que isso significa? Se você não sabe como reagir quando seu filho chega da escola dizendo que quer namorar com uma garota e ele não passa de um garotinho de 7 anos, ou se leva seus filhos ou não para a estréia de um novo filme, busque na Palavra e descanse em Sua resposta e provisão.
Discernimento espiritual é a habilidade aprendida de compreender e aplicar as verdades encontradas na Palavra de Deus de tal maneira que sejamos capazes de diferenciar entre verdade e erro e entre certo e errado.
Uma criança em sua formação por diversos momentos precisará de nossa ajuda para entender os hábitos considerados adequados de forma a viver em harmonia dentro e fora do lar. E o discernimento se desenvolve da mesma maneira. Através dos quatro passos que citaremos a seguir, podemos então desenvolver essa habilidade.
P -A- R- E. Sim, uma pequena palavra para nos ajudar nesse processo.
1. Pare para estudar a Palavra de Deus (Mt. 4:4)
2. Atente que há tempo para ter sucesso e para falhar (Ec. 3:1)
3. Repare em outros que são perspicazes espiritualmente (Pv. 11:14)
4. Exercite as verdades já aprendidas todos os dias (Sl.119:11)
Nós precisamos parar para estudar a Palavra de Deus, e para isso vem uma pergunta: Como está o seu tempo devocional? Atentar-se para o tempo de aplicar as verdades de Deus nos ajudará a ser mais bem sucedidas nas situações que surgirem em nosso dia-a-dia. Perceba, é uma consequência vinda do estudo da Palavra. Quando temos cristãos maduros capazes de nos discipular e reparamos neles, temos a benção de aprender antes de errarmos. E exercitar as verdades, nos dará o amadurecimento necessário no discernimento espiritual.
Minha amada irmã, não tema ir até Deus e pedir-lhe a orientação necessária para enfrentar os problemas e lutas que vêm em sua direção diariamente. Não é errado procurar conselhos, mas não se contente com as migalhas quando Deus tem um banquete pronto para você. Delicie-se na Palavra, invista tempo na Palavra e lembre-se: O Pai deseja comunicar-lhe toda a Verdade! Sente-se aos Seus pés. Sejamos Marias. Estejamos prontas a escolher a melhor parte, a qual não nos será tirada.
**Estudo retirado e baseado no Livro: Mulheres Aconselhando Mulheres da Editora Nutra**
Fonte: http://www.satisfeitanagraca.com.br/